▶️ Quero lembrar que aqui no blog não tem como postar vídeos, apenas Gifs e fotos. Lembre-se também de que às vezes os Gifs podem demorar um pouco para abrir.
👨💻 Na matéria de hoje vou falar de umas curiosidades lendárias que envolve o Castelo Corvin. Mas antes vou falar resumidamente sobre a história do castelo:
Chamado de Castelo Corvin, também conhecido como Castelo Hunyadi ou Castelo Hunedoara, pertenceu à família Hunyad (Corvin) no século XV; é um castelo de estilo gótico e renascentista localizado na cidade de Hunedoara (Romênia), e é o edifício secular mais importante da Transilvânia. (Hoje em dia, devido a alteração de fronteira, o castelo está localizado na Romênia, mas naquela época da história estava em solo húngaro).
John Hunyadi ou John Corvin, foi o governador regente do Reino da Hungria, ele ordenou a construção do castelo a ser construído em cima das ruínas de um antigo castelo real em um penhasco acima do Rio Zlaști. O castelo foi construído entre os anos de 1441 e 1456. Foi um dos maiores castelos construídos na Europa Oriental naquela época, e não perdia em nada para os castelos da Europa Ocidental.
Com o passar dos anos, o castelo sofreu muitos danos devido a guerras, incêndios e negligência. O castelo serviu a muitos propósitos, com modificações e reconstruções concluídas no ano de 1856. Entre os anos de 1919 e 1947, o castelo serviu como sede do 7º Regimento de Pioneiros e do 6º Regimento de Artilharia Pesada, mas a partir do ano de 1947, o castelo abriga o Museu Nacional Banat.
Histórias lendárias:
- O Brasão de Armas Hunyadi:
Diz-se que John Hunyad não foi aceito como filho legítimo pelo rei da Hungria, Sigismundo de Luxemburgo, porque teve um caso com uma de suas servas chamada Elisabeth. Então, para proteger Elizabeth, que estava grávida de seu filho, o rei decidiu casá-la com Voicu, um de seus servos mais fiéis, e deixou um anel de ouro para Elizabeth para ser dado a seu filho para que um dia ele pudesse chegar à corte real.
Um dia Voicu, Elizabeth e o pequeno John estavam viajando, em uma parada de descanso o anel dado pelo rei ficou exposto ao lado de uma toalha, mas um corvo viu o brilho do anel de ouro e foi pegá-lo com seu bico e voou para longe. Quando John viu o corvo com o anel em seu bico, ele pegou seu arco e com uma flecha atingiu o corvo e recuperou o anel.
John Hunyadi, quando cresceu, foi ao castelo de seu pai e contou a ele a história do corvo com o anel em seu bico, então o rei decidiu que o brasão de armas de Hunyadi apresentaria um corvo segurando um anel em seu bico.
💫 Pelo que entendi, não se sabe se essa história é verdadeira, mas no brasão há um corvo com um anel no bico.
- Vlad Tepes ou Vlad III :
Vlad III, o Empalador, foi mantido prisioneiro no castelo por 7 anos, diz-se que ele comia ratos para sobreviver, e que sua predileção por empalamento veio de empalar os ratos em sua cela, que era seu cativeiro.
💫 Esta história é real, mas há dúvidas se John Hunyadi já estava morto ou não, quando este evento ocorreu. Depois Vlad III se aliou com quem estava no poder do Castelo Corvin.
- A Torre "Nje Boisia":
"Nje Boisia" significa "Não tema" em sérvio; é uma torre construída para fins militares, e aqueles que visitaram o castelo dizem que a torre é realmente algo para se temer, pois ela é muito escura e muito sinistra.
- Monge emparedado na Torre Capistrano:
Dizem que um monge foi sentenciado à morte por espionar um nobre na câmara do conselho. Ele foi emparedado na parede da Torre Capistrano e o monge teve uma morte lenta.
💫 Não sei se esse evento realmente aconteceu.
- O Poço:
Segundo o que é dito, John Hunyadi fez um acordo com três prisioneiros turcos, se eles cavassem um poço no chão de pedra do castelo até chegarem à água, eles seriam libertados.
Então os três turcos cavaram por 15 anos e 28 dias a uma profundidade de 30 metros, e conseguiram chegar à água, mas devido aos anos que se passaram, John Hunyadi morreu, e sua esposa não honrou esse acordo e ordenou que eles fossem executados, mas antes de morrer na parede de pedra da igreja um deles deixou uma escrita que diz: "Você tem água, mas não tem alma".
💫 É verdade que os três turcos cavaram o poço, mas não se sabe se eles foram mortos no castelo ou se foram libertados. A escrita na pedra também difere, pois alguns a traduziram e esta versão diz o seguinte: "quem escreveu esta inscrição é Hasan, que vive como escravo dos giaours (infiéis), na fortaleza perto da igreja"
Apelidos de John Hunyadi:
- De acordo com os lugares que pesquisei sobre a vida de John Hunyadi, em sua juventude ele tinha o apelido de "Olah" ("Vlach" em romeno).
E de acordo com a maioria das fontes modernas, John Hunyadi era membro de uma família nobre de ascendência valáquia, e devido às suas lutas contra o Império Otomano (Império Turco), ele foi apelidado de "Turk-buster" ("Destruidor de turcos").
💫 Na verdade, pelo que pude perceber, há muita discordância entre os estudiosos sobre a vida de John Hunyadi, sua família (pai e mãe) e suas verdadeiras origens.
Atividade sobrenatural no Castelo Corvin:
- Na Torre Capistrano, há relatos de pessoas se sentindo observadas durante todo o tempo em que visitaram.
- Há também muitos relatos de pessoas se sentindo tocadas, pessoas ouvindo gritos, passos e aquelas que viram figuras sombrias e orbs.
- Acredito que pesquisadores sobrenaturais estiveram lá com equipamentos, pois há uma fonte que se refere a EVPs (Fenômenos de Voz Eletrônica) sendo capturados.
- Há relatos de que certa vez alguns turistas se esconderam no castelo e passaram a noite trancados lá dentro, mas acredito que eles se arrependeram, pois no dia seguinte, quando as portas do castelo foram abertas, os turistas saíram do castelo com machucados, pois, segundo eles, "uma força invisível os torturou a noite toda".
Curiosidades:
- A sequência de ação final do filme de Bollywood do ano de 2015 "Singh Is Bling", estrelado por Akshay Kumar, foi filmada no castelo.
- O castelo foi usado como o "Mosteiro Cârța" no filme de terror "A Freira" no ano de 2018.
- O Castelo Corvin é frequentemente associado ao livro de Bram Stoker do ano de 1897 "Drácula", mas, na verdade, de acordo com os manuscritos de Bram Stoker, é notado que ele não sabia nada sobre Vlad III e sua história com o Castelo Corvin. Bram Stoker queria que Drácula vivesse em um castelo solitário localizado no topo de uma colina nas Montanhas Călimani da Transilvânia, perto da antiga fronteira com a Moldávia.
💻 Abaixo está o link para o site do Castelo Corvin, se alguém quiser ir viajar para visitá-lo, lá estão todas as informações sobre preços e taxas:
Fonte: Google News - Romania Tour Store - Eximtur - The Little House of horrors - Two Small Potatoes - Romania Tourism - Tourin Romania - Corvin Castle - Wikipedia (En) - Tradutor Google - Google Maps
🙋♂️ Escrevi esta matéria com base no que entendi através do Tradutor Google.
🪧 Leia também:
- Vlad III - O Drácula...
- Coletânea de matérias no blog com a palavra castelo:
É Isso aí pessoal!👍