sábado, 23 de novembro de 2024

Você conhece a Escala de Turim e os três grupos de asteroides, incluindo um asteroide muito perigoso?... (Mistérios do Universo)


▶️ Quero lembrar que aqui no blog não é possível postar vídeos, apenas Gifs e fotos. Lembrem-se também que às vezes os Gifs podem demorar para abrir.

👨‍💻 Nesta matéria falo principalmente sobre asteroides, mas tem um que nos deixa um pouco cautelosos, mas não há motivo para desespero ou algo do tipo, mas se manter atualizado sobre um assunto é sempre bom.

Saiba um pouco sobre a Escala de Turim ou Torino Scale:

A Escala de Turim serve como parâmetro para classificar objetos próximos ao nosso planeta, como asteroides e meteoros. Essa classificação é feita de acordo com o perigo de um impacto de um corpo celeste com a Terra. A escala começa em 0 e vai até 10.


Branco: nível 1 - Probabilidade zero de colisão ou objeto de massa muito baixa;
Verde: nível 2 - Passará muito perto da Terra
Amarelo: nível 3 - Baixa probabilidade de impacto, e nível 4 - Baixa probabilidade de impacto, objeto grande;
Laranja: nível 5 - Ameaça séria, mas incerta, nível 6 - Ameaça séria, mas incerta → objeto grande, e nível 7 - Requer atenção séria, objeto grande;
Vermelho: nível 8 - Certa destruição local, nível 9 - Certa devastação regional, e nível 10 - Certa catástrofe global.


Grupos de asteroides:

Os asteroides próximos da Terra, podem ser do grupo Athena, grupo Apollo ou grupo Amor.

- Asteroides do grupo Amor estão localizados entre as órbitas da Terra e Marte, mas ocasionalmente podem cruzar a órbita do planeta Marte, mas esses asteroides nunca cruzam a órbita do nosso planeta, embora possam ter uma certa proximidade com a Terra. Um exemplo é o asteroide rochoso 1036 Ganymed, medindo aproximadamente mais de 30 km de diâmetro.

- Os asteroides do grupo Apollo diferem dos asteroides do grupo Amor porque seu periélio (ponto em que estão mais próximos do Sol) é menor que seu afélio (ponto em que estão mais distantes do Sol), o que significa que estão mais próximos da Terra. Um exemplo é o asteroide 4581 Asclepius, que é considerado pela NASA/JPL como um "Asteroide Potencialmente Perigoso" porque sua órbita cruza a órbita do nosso planeta; Asclepius é um asteroide muito pequeno, entre 0,189 e 0,423 km.

- Os asteroides do grupo Atenas cruzam a órbita da Terra, a órbita do afélio (ponto em que estão mais distantes do Sol) é maior que a órbita do periélio da Terra (ponto em que a Terra está mais próxima do Sol). Um exemplo é o asteroide 99942 Apophis, segundo o Telescópio Infravermelho da NASA, seu tamanho é estimado em 350 metros de diâmetro. Este asteroide recebeu o nome da mitologia egípcia Apophis significa "Senhor do Caos".


No dia 13 de abril do ano de 2029, o asteroide Apophis passará próximo da Terra a uma distância de aproximadamente 31.600 km, o que será menor que satélites geoestacionários (usados ​​para fins de comunicação) que estão a uma altitude de 35.786 km, mas não há perigo de impacto, como se supunha anteriormente, mas mudanças em sua órbita devem ocorrer devido à passagem próxima da órbita terrestre, e no futuro ainda não se sabe como será.

Além do ano de 2029, o asteroide Apophis também vai passar próximo a Terra  nos dias 12 de abril de 2068 e 15 de outubro de 2069, considerando o período de tempo, a probabilidade de colisão é muito grande. 


🙋‍♂️Ninguém precisa se preocupar, pois este asteroide está sendo monitorado 24 horas por dia por vários especialistas, tanto da NASA quanto da ESA, etc.

Fonte: Google News - Wikipedia (En) - Wikipedia (Pt) - NASA - ESA - Tradutor Google - ADM - Newspapers&Magazine 

É isso aí pessoal!👍

Nenhum comentário:

Postar um comentário