sábado, 4 de março de 2023

Sara Kali - A Padroeira dos Povos Ciganos...

Sara era uma escrava egípcia de uma das três Marias e junto com outras pessoas, foi obrigada a deixar Israel por causa da grande perseguição aos cristãos. Então Sara e seu grupo foram colocados em um barco à deriva sem remos e provisões, e segundo estudiosos, esse fato ocorreu por volta de 50 DC.


Diante de tamanho risco, e imprevistos que o mar pode proporcionar, todos começaram a rezar, e Sara de joelhos pediu proteção a Deus; Ela também prometeu que se todos fossem salvos, ela nunca tiraria o lenço da cabeça, e que também espalharia a Palavra do Evangelho para todas as pessoas, e que ela permaneceria pura.

E então, alguns dias depois, o barco chegou sem avarias e todos ilesos na costa francesa, na antiga cidade de Rhone, que passou a se chamar Saintes Maries de La Mer (Santas Marias do Mar). 


Infelizmente devido ao preconceito, todos os brancos foram bem acolhidos, mas Sara por ser uma escrava egípcia e negra foi deixada de lado. Um grupo cigano que presenciou esse fato, a acolheu.

Diante de toda a vida de Sara, sendo uma mulher bondosa, honrada, pura, e dedicada, após sua morte os ciganos passaram a respeitá-la e vê-la como santa, e assim recorrer a ela nos momentos difíceis e ajuda em suas vidas, e assim depois de sua morte, concedeu as graças que lhe foram pedidas.

Chama-se Santa Sara Kali, que na língua romani (ciganos), Kali significa negra. Também é mais conhecida como Sarah la Kali ("Sarah, a Negra")

Os restos mortais de Santa Sara Kali se encontra abaixo do altar principal na Cripta da Igreja Saint Michel e Notre Dame de La Mer, que fica na comuna francesa Sientes-Maries-de-ha-Mer, na região de Camargue, a oeste da antiga Província e ao sul da cidade de Arles (França).

O nome da cidade passou a ser Saint Maries de la Mer (Santas Marias do Mar) porque nas três Marias estavam juntos de Sara no barco, assim como José de Arimatéia, Trófimo e Lázaro (personagens bíblicos). As três Marias são: Maria Jacobina (irmã de Maria de Nazaré), Maria Salomé (mãe dos apóstolos João e Tiago) e Maria (mãe de Jesus).


A comemoração do Dia de Santa Sara Kali acontece nos dias 24 e 25 de maio, e ela é a Santa Protetora dos Refugiados, mulheres que querem engravidar, pessoas aflitas, atormentadas e desoladas.

Oração para Santa Sara Kali:

"Opcha (Salve) Minha Santa Sara Kali, mãe de todos os clãs ciganos desta terra ou do além.

 Mãe de todos os ciganos e protetora das carruagens ciganas. Rezo invocando seu poder, minha poderosa Santa Sara Kali, para que abrace meu coração e leve as ansiedades que colocaram aos meus pés. Santa Sara me ajude!

Abra meus caminhos para a fé em seu poder milagroso.

Venceste o mal, todas as tempestades e andaste pelas estradas que Jesus Cristo andou.

Mãe dos Mistérios Ciganos que dão força a todos os Ciganos no dom da magia, fortalece-me agora, seja eu Cigano ou não.

Bondosa Santa Sara, abrande os leões que torcem para me devorar.

Santa Sara, afaste as almas perversas para que não possam me ver.

Ilumina minha tristeza pela felicidade que está por vir.

Rainha, você atravessou as águas dos rios e do mar e não afundou, e eu invoco o seu poder para que eu não afunde no oceano da vida.

Santa Sara, sou pecador, triste, sofrido e amargo.

Traga-me força e coragem, como você dá ao povo cigano seu protegido.

Mãe, senhora e rainha das festas ciganas.

Nada pode ser feito em uma tenda cigana sem antes invocar seu nome, e invoco para meu pedido Santa Sara Kali.

Tocam os violinos, caem as moedas, dançam os ciganos de pés descalços em volta da fogueira, vem o cheiro forte dos perfumes ciganos, as palmas batendo, louvando o povo de Santa Sara Kali.

Que o povo cigano me traga riquezas, paz, amor e vitórias.

Agora e sempre louvarei seu nome Santa Sara Kali e todo povo cigano.

Opcha (Salve), Santa Sara Kali!"


▶️ Alguns lugares é dito que a Santa Sara Kali foi canonizada no ano de 1712, outros lugares dizem que é apenas na localidade, e tem quem diga que ela não é reconhecida pela Igreja Católica como uma Santa.

👉 Eu fiz essa matéria conforme entendi, pois existem várias versões. Peço desculpas aos povos ciganos, e a quem é devoto desta Santa, se cometi algum erro ou se deixei de colocar algo importante.

Fonte: Google News - Facebook - Wikipedia - Terra - Circulo de Brigantia - AMD - Google Maps

É isso aí pessoal!👍

Nenhum comentário:

Postar um comentário