quarta-feira, 7 de janeiro de 2026

Um meteorito mais antigo que a Terra... (Mistérios do Universo)

▶️ Quero lembrar que aqui no blog não tem como postar vídeos, apenas Gifs e fotos. Lembre-se também de que às vezes os Gifs podem demorar um pouco para abrir.


👨‍💻 No dia 26 de junho de 2025, um meteorito caiu e atingiu o telhado de uma casa na cidade de McDonough, localizada no Condado de Henry, no estado da Geórgia (EUA).

De acordo com uma publicação (11 de agosto de 2025) no site Live Science, o meteorito pertence "...a um grupo de asteroides no cinturão principal de asteroides entre Marte e Júpiter...", revelou Scott Harris, pesquisador do departamento de geologia da Universidade da Geórgia (UGA), em um comunicado.

☄️ O fragmento espacial, chamado de meteorito McDonough, veio de um asteroide muito grande e acredita-se que o meteorito tenha se desprendido do asteroide há aproximadamente 470 milhões de anos.


📌 Análise:

- É um tipo comum de meteorito rochoso primitivo, com baixo teor de metais. 
- Era parte de um corpo rochoso datado de 4,56 bilhões de anos, muito antigo, sugerindo que seja mais antigo que o planeta Terra. 
- Entrou na atmosfera da Terra a uma velocidade superior à do som. 
- Teve um impacto comparável ao de um tiro de uma arma calibre .50, pois viajava a 1 km/s.


💥 O impacto:

A queda do meteorito foi tão impactante que perfurou o telhado, passou pelo forro da residência causando estragos em tubulações, e parou no chão da sala de estar. Segundo relatos, houve um forte estrondo e uma vibração que soaram como um tiro à queima-roupa. Ao atingir o chão, o meteorito se fragmentou em vários pedaços e, mesmo no momento da publicação, o morador ainda encontrava fragmentos pela casa.

💻 Se alguém estiver interessado em ler o artigo completo, basta clicar no link abaixo:

🪧 Veja também:

🙋‍♂️ Escrevi esta matéria com base no meu entendimento através do Google Tradutor; se houver alguma interpretação errônea, peço desculpas antecipadamente.

É isso aí, Meckianos! 👍

Nenhum comentário:

Postar um comentário