segunda-feira, 19 de abril de 2021

O ritual do Sinal da Cruz...

Nessa matéria tento explicar resumidamente a respeito do Sinal da Cruz que é realizados pelos cristãos, mas há muitas pessoas que não sabem o seu significado.

O Sinal da Cruz é uma forma ritualística onde a pessoa faz o gesto levando a mão direita e tocando com a ponta do dedo (polegar) ou três dedos (polegar, indicador e dedo médio) a testa, em seguida toca na altura abaixo do peito, sobe tocando o lado esquerdo na altura do ombro, depois do outro lado na altura do ombro direito e por fim dá um beijo nos seus dedos (ou dedo), mas tem quem simplesmente junta as duas mãos. A mão durante o gesto podem estar aberta ou semiaberta. 

Tocando a testa:

“Em nome do Pai...”

Tocando na altura abaixo do peito:

“...Em nome do Filho...”

Tocando na altura do ombro esquerdo indo em direção do lado direito:

“...E do Espírito Santo.”

Beijando os dedos ou juntando as mãos:

“Amém!” 

Esse gesto ritualístico cristão significa a Santa Trindade, ou seja, o Pai, o Filho, e o Espírito Santo.

É uma forma de oração, onde é realizada antes ou após refeições, entrada e saída da Igreja, quando há maus pensamentos etc.

Essa oração feita com o Sinal da Cruz, é uma forma de pedir proteção a Deus, uma forma de agradecimento quando acontece coisas boas, quando sabe de uma notícia triste e fazendo esse gesto significa entregar nas mãos de Deus, para abençoar uma pessoa, um objeto, uma casa ou lugar.

Muitas vezes esse gesto do Sinal da Cruz é feito só na testa, isso significa abençoando a si mesmo ou na testa de outra pessoa que também significa abençoando a pessoa, assim como objetos e lugares.

Veja o Gif abaixo na demonstração dos lugares do gesto:

Ilustração 

👉O que eu penso:

E sempre estudei em colégio católico de freiras, fui batizado na Igreja Católica, mas sou bem pouco praticante, pois sei que para ter fé e crer em Deus você não precisa ter um templo para ir, pois o maior dos templos está dentro de nós, porém sou sim de fazer o Sinal da Cruz.

Eu costumo sempre fazer esse gesto do Sinal da Cruz em vários momentos, quando me levanto, quando saiu e volto para casa, após refeições, quando passo em frente de uma igreja ou cemitério, quando acontece algo que me deixou feliz ou triste, e quando vou me deitar. 

Tenho por esse hábito em fazer esse gesto como agradecimento, por proteção e entregar nas mãos de Deus quando algo não está ao meu alcance, pois acredito e tenho fé no poder da providência divina.

A Cruz para mim tem um significado muito grande, pois ela não nos deixa esquecer que Deus enviou seu filho para nos mostrar como é o amor e o respeito uns aos outros, mas que foi crucificado e passou por todas as torturas imagináveis porque na época a população o trocou por um ladrão.

Então, a Cruz é o símbolo maior do amor de Nosso Senhor Jesus Cristo pela humanidade, pois ele foi capaz de nos perdoar.

*Cada matéria que escrevo é o meu entendimento, é o que acredito e tenho como verdade, porém respeito o entendimento de cada um desde que não fere o direito da crença do outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário