segunda-feira, 12 de agosto de 2024

Trágico acidente aéreo envolvendo aeronave bimotor...

▶️ Quero lembrar que aqui no blog não tem como postar vídeos, apenas Gifs e fotos. Lembre-se também de que às vezes os Gifs podem demorar um pouco para abrir.

👨‍💻Um avião da empresa Voepass (antiga Passaredo) com 62 pessoas a bordo, 58 passageiros e 4 tripulantes, caiu na cidade de Vinhedo, localizada no interior do estado de São Paulo (Brasil).


Segundo a companhia aérea, o avião bimotor (ATR-72) decolou do aeroporto da cidade de Cascavel, no estado do Paraná, às 11h50 e tinha como destino o aeroporto de Guarulhos, localizado na cidade de São Paulo.

Esta tragédia ocorreu no dia 9 de agosto de 2024, e por volta das 13h30, muitos vídeos do momento da queda do avião tomaram conta da internet.



Relatos de pessoas que presenciaram a queda do avião e tudo o que aconteceu depois, disseram que equipes de resgate, bombeiros, autoridades civis e policiais chegaram ao local em poucos minutos, tudo aconteceu muito rápido.


Segundo as autoridades:

De acordo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a aeronave foi fabricada no ano de 2010 e estava em boas condições. 

O chefe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), General de Brigada do Ar Marcelo Moreno, disse que investigadores que foram ao local do acidente encontraram os gravadores de voz e dados (caixas-pretas) do avião, e disse:

"Isso é importante para poder reconstruir o acidente. Existem dois tipos de gravadores. Um grava vozes. Tudo o que o piloto e o copiloto falam e tudo o que é discutido dentro da cabine. O outro é um gravador de dados, existem vários modelos, mas basicamente eles mostram a velocidade, se os flaps estavam abaixados, etc."


A Força Aérea Brasileira (FAB) informou "...ocorreu normalmente até 13h20." ... "No entanto, até 13h21, a aeronave não respondeu aos chamados do Controle de Aproximação de São Paulo, nem declarou emergência ou relatou estar em condições climáticas adversas. O contato radar foi perdido às 13h22."

O diretor da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Sr. Ricardo Bisinotto Catanant, especialista em regulamentação da aviação civil, disse em entrevista coletiva realizada em Brasília: "Ele [o avião] entrou no Brasil em 2022. Neste caso, está tudo de acordo com a nossa regulamentação." (Isso significa que a aeronave bimotora estava em boas condições e operava no Brasil há 14 anos).


Muitos profissionais estão trabalhando para identificar os corpos das vítimas. Entre esses profissionais estão médicos, equipes de odontologia forense, antropologia e radiologia, auxiliando no trabalho.

Imediatamente após o acidente, o local ficou lotado de repórteres, moradores locais e curiosos. A mídia quis saber o que aconteceu, pois souberam que o avião caiu praticamente no quintal de uma casa localizada no Condomínio Residencial Recanto Florido, no bairro Capela, na cidade de Vinhedo.

Após algumas horas, o proprietário da casa onde caiu o avião, o Sr.  Luiz Augusto de Oliveira falou para imprensa: "Estava saindo da residência quando vimos a aeronave explodindo na garagem; Perdemos bastante coisa, mas, diante de tudo que aconteceu, foi o menor possível; Foram bens materiais". Depois ele pediu que a imprensa saísse do local.


O Presidente do Brasil, Sr. Luiz Inácio Lula da Silva, estava no estado de Santa Catarina em um evento onde um navio foi lançado ao mar. O navio (navio de guerra) foi batizado de Tamandaré, mesmo nome que se aplica à classe das fragatas, por ser o primeiro navio do grupo. Ele deve ser incorporado à Marinha em 2025; O presidente interrompeu seu discurso para falar sobre a queda do avião assim que foi informado da tragédia, e disse:


"Primeiro, eu tenho que ser o portador de uma notícia muito ruim e eu queria que todos se colocassem de pé para que a gente fizesse um minuto de silêncio porque acaba de cair um avião na cidade de Vinhedo, em São Paulo, com 58 passageiros e 4 tripulantes, e parece que todos morreram. Eu queria pedir um minuto de silêncio para as vítimas".

Um inquérito foi aberto pela Polícia Federal: "Especialistas em segurança de voo, acidentes aéreos e identificação de vítimas serão enviados ao local para auxiliar na investigação." 

À medida que os corpos forem encontrados e identificados, eles serão entregues às suas famílias para que possam se despedir.


De acordo com as autoridades competentes, o resultado da causa da queda do avião deve ser conhecido em até 30 dias.

👉 Minhas considerações:

Infelizmente, todos a bordo morreram neste trágico acidente, mas felizmente não houve vítimas no solo quando o avião caiu.

✳️Desejo muita força às famílias, lamento suas perdas e que encontrem conforto em Deus.

🙋‍♂️ Quando a causa da queda do avião for conhecida, postarei nesta matéria como uma 🚨Atualização.

Fonte: Google News - G1 - Rede Globo (Jornal Nacional) - O Globo - Wikipédia - EPTV -  Google Maps - Agência Brasil

É isso, pessoal!👍

Nenhum comentário:

Postar um comentário