domingo, 18 de junho de 2023

Anéis de Saturno estão sumindo... (Mistérios do Universo)

▶️ Quero lembrar que aqui no blog não tem como postar vídeos, apenas Gifs e fotos. Lembre-se também de que às vezes os Gifs podem demorar um pouco para abrir.

Em um estudo da NASA, no ano de 2018, foi confirmado que o planeta Saturno está perdendo seus anéis, e que eles são atraídos pela gravidade do planeta. Isso apenas corroborou os registros de dados da Missão *Cassini-Huygens (2004-2017).


E esse evento faz parecer que está chovendo no planeta Saturno segundo James O'Donoghue, então cientista da NASA, e agora JAXA (Agência Espacial Japonesa). 

James O'Donoghuee, PhD em ciência espacial planetária, disse na época: "Estimamos que essa 'chuva' drena uma quantidade de água que poderia encher uma piscina olímpica a cada meia hora." E o cientista acredita que todo o sistema de anéis de Saturno terá desaparecido completamente em aproximadamente 300 milhões de anos, mas reaparecerá em quantidades menores por volta de 100 milhões de anos.

O Telescópio Espacial James Webb da NASA (JWST) e os telescópios do Observatório Keck, que fica localizado no cume de Mauna Kea, que é a maior ilha do arquipélago havaiano (EUA), conhecido como "Big Island" (Ilha Grande), monitoram a 'Chuva dos Anéis' no planeta Saturno por um período de sete anos.


Formação do Anéis de Saturno:

As teorias indicam que os anéis do planeta Saturno foram gerados devido à colisão de luas congeladas na órbita do planeta, bem como colisões casuais com asteroides e cometas, espalhando assim milhares de fragmentos de gelo de tamanhos variados no espaço, e que esses fragmentos de gelo foram atraídos pela força da gravidade do planeta Saturno e, assim, os anéis foram formados.

*Um breve resumo da Missão Cassini-Huygens (Nave Espacial Orbital (Orbitador)-Sonda):

Um programa espacial que contou com a NASA (Agência Espacial Americana), ESA (Agência Espacial Europeia) e ASI (Agência Espacial Italiana), entre as datas de 1º de julho de 2004 até 15 de setembro de 2017, que teve como base a missão da espaçonave não tripulada orbitando o planeta Saturno, e assim os especialistas poderiam estudar o planeta Saturno e seus satélites naturais, entre outras coisas.


Fonte: Google News - Newspapers&Magazine - AMD - Wikipedia - Tradutor Google

👉 Eu fiz a matéria conforme com meu entendimento na tradução do Google

É isso aí pessoal!👍

Nenhum comentário:

Postar um comentário