sexta-feira, 28 de março de 2025

"A Bruxa de Kilkenny"... (Monstros Humanos)

▶️Quero lembrar que aqui no blog não tem como postar vídeos, apenas Gifs e fotos. Lembre-se também de que às vezes os Gifs podem demorar um pouco para abrir.

A história de Alice Kyteler aconteceu no século XIV, e foi marcada por intrigas, acusações e mistérios.


Os eventos da vida de Alice Kyteler em uma linha do tempo:

Era final do século XIII, quando Alice Kyteler nasceu na cidade Kilkenny, localizada na região de Ossory, na Irlanda medieval (hoje província de Leinster), em uma família de comerciantes flamengos. Não há um registro da data específica conhecida do nascimento dela. Sua  família era influente na região devido a abundância de bens materiais, e Alice Kyteler cresceu se tornando uma pessoa importante na comunidade.

 Cidade Kilkenny - Irlanda
No início do século XIV, ao longo de sua vida, Alice Kyteler se casou quatro vezes com homens ricos, e com as mortes de seus maridos, ela acumulou uma enorme fortuna, mas por ser uma mulher financeiramente independente, ela começou a causar uma certa inveja na comunidade onde vivia, especialmente entre seus enteados de seus quatro casamentos.

Até onde se sabe, Alice Kyteler teve um filho, chamado William Outlaw, de seu primeiro casamento com William Outlaw, um rico comerciante. Ela pode ter tido uma filha chamada Rose, mas os registros não são totalmente objetivos sobre esse assunto.

Da riqueza à masmorra
No ano de 1324, quando seu último marido John le Poer morreu, seus enteados acusaram Alice Kyteler e sua empregada Petronella de Meath de usar bruxaria e feitiços de magia negra para causar a morte de seus maridos, para que Alice herdasse toda a sua fortuna.

As investigações de Alice Kyteler e sua criada Petronella de Meath foram lideradas pelo bispo Richard de Ledrede, que era membro da Ordem Franciscana e acabou sendo nomeado bispo no ano de 1317, mas desta vez como líder religioso foi marcado por conflitos devido à sua obsessão em combater heresia e bruxaria.

Para o bispo, as bruxas eram vistas desta forma
No ano de 1324, na cidade de Kilkenny, Alice  foi presa nas masmorras do Castelo de Kilkenny (estilo de construção normando), na Irlanda. Este castelo medieval era um local de grande importância na época, servindo como residência para a nobreza e também como prisão para os acusados ​​de crimes graves, como bruxaria. As masmorras eram usadas para manter prisioneiros enquanto aguardavam julgamento ou execução.


Mas devido à grande influência e também muitos aliados poderosos que Alice tinha, ela conseguiu escapar e desaparecer, mas sua empregada, Petronilla de Meath, não teve a mesma sorte, ela foi capturada, e devido à grande tortura que sofreu, ela não aguentou e teve que confessar que praticava bruxaria e heresia.

Caça às bruxas
O paradeiro de Alice Kyteler é um mistério, acredita-se que ela se refugiou na Inglaterra ou Flandres (hoje parte da Bélgica). Após sua fuga, não há mais registros históricos sobre ela.

No dia 3 de novembro de 1324, na cidade de Kilkenny, Petronella de Meath foi queimada na fogueira em Kilkenny, sendo a primeira pessoa na Irlanda a ser executada por bruxaria, ou seja, por heresia.

Petronella de Meath queimada na fogueira pelo Bispo
Alice Kyteler é conhecida como a primeira pessoa na Irlanda a ser formalmente acusada de bruxaria, e também é conhecida e referida como "A Bruxa de Kilkenny"

Fonte: AMD - DVD Documentary - Newspapers&Magazine - Video Translator - Tradutor Google - Google Maps

É isso aí pessoal!👍

Nenhum comentário:

Postar um comentário