👨💻 No dia 2 de março de 2025, foi realizada a cerimônia do Oscar e pela primeira vez o Brasil ganhou!
O filme Ainda Estou Aqui de Walter Salles recebeu o reconhecimento por uma história real sobre um regime autoritário no Brasil, chamado Ditadura Militar (1964 a 1985), que era cruel com aqueles que ousavam falar a verdade. Esse regime militar buscava pessoas que lutavam para ter um país justo, livre e democrático, e quando os agentes militares encontravam esses heróis, eles eram torturados, mortos e muitas vezes suas famílias ficavam sem saber o que acontecia, pois essa maldita ditadura militar fazia os corpos de suas vítimas desaparecerem.
![]() |
Ditadura Militar No Brasil |
O filme conta a história da família Paiva, que era composta por Rubens, Eunice e seus cinco filhos. Retrata a coragem e a resiliência de uma mulher forte que nunca se curvou à Ditadura Militar.
![]() |
Família Paiva |
Rubens Beyrodt Paiva, conhecido como Rubens Paiva, foi sequestrado pelo Regime Militar no mês de janeiro do ano de 1971 no Rio de Janeiro por acharem que ele estava envolvido com grupos que eram contra o Regime Autoritário, já que Rubens havia sido deputado federal pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) no ano de 1962. E a partir de 1964, houve um golpe de Estado dos Militares em um regime totalmente autoritário e agressivo, ou seja, uma ditadura militar no poder no Brasil, onde atrocidades desumanas eram praticadas.
![]() |
O Golpe de 1964 - agressividades, torturas e mortes |
Após o sequestro de Rubens Paiva, sua esposa Eunice Paiva tentou descobrir sobre o marido, mas infelizmente não obteve respostas, e a busca pela verdade levou décadas, mas ela e suas duas filhas foram presas, mas mesmo assim Eunice Paiva não desistiu de descobrir a verdade; Ao longo dos anos, tornou-se advogada e ativista dos direitos humanos, lutando pela verdade sobre o paradeiro do marido e sempre enfrentando as duras e macabras consequências da ditadura.
O que aconteceu com Rubens Paiva:
Ele foi morto dentro de um quartel militar entre os dias 20 e 22 de janeiro do ano de 1971. Seu corpo muito mexido, pois agentes do regime opressivo, enterrava e desenterrava por diversas, até que seus restos mortais foram lançados no mar, na costa da cidade do Rio de Janeiro, no anos de 1973. Esse ato repulsivo ocorreu dois anos após seu assassinato.
![]() |
Rubens Paiva e Eunice Paiva |
O livro Ainda Estou Aqui:
O livro é uma autobiografia de Marcelo Rubens Paiva, que foi publicado no ano de 2015, com o mesmo nome do filme, retratando a história de seu pai Rubens Paiva e a trajetória de vida da sua mãe Eunice Paiva, que foi a história de uma mulher forte, que não chorou em frente as câmeras, por mais que queriam que ela chorasse.
![]() |
O livro - Ainda Estou Aqui |
Atuação e Direção:
No filme Eunice Paiva (em momentos diferentes) foi interpretada pelas atrizes Fernanda Torres e Fernanda Montenegro, e Rubens Paiva foi interpretado pelo ator Selton Mello; o filme foi dirigido por Walter Salles.
Indicações ao Oscar:
🎥 O filme foi indicado em três categorias: Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Atriz (Fernanda Torres) e Melhor Filme. E pela primeira vez o Brasil ganhou um Oscar, que foi de Melhor Filme Estrangeiro.
![]() |
O Oscar vai para - The Oscar goes to |
🙋♂️ Parabéns ao diretor Walter Salles, e parabéns à gigante atriz Fernanda Torres, pois sua excelente atuação também contribuiu muito para que esse Oscar viesse para o Brasil.
💫 O filme Ainda Estou Aqui ganhou vários prêmios importantíssimos em alguns países do mundo, incluindo Melhor Atriz antes da cerimônia do Oscar.
![]() |
Premiação de Melhor Atriz - Globo de Ouro |
Nenhum comentário:
Postar um comentário