Quando há uma seca prolongada, e os reservatórios de água estão muito baixos, a solução é apelar para a inteligência do homem e com alta tecnologia limpa, ou seja, uma tecnologia que não agride a natureza e não traz problemas climáticos. Estou falando de 'chuva artificial'.
Breve resumo de como é feita a 'chuva artificial':
Por meio de radares meteorológicos e imagens de satélite, buscam-se as nuvens ideais formadas em baixas altitudes, as chamadas nuvens cúmulos (cumulus), que concentram mais umidade.
Após serem encontradas as nuvens cumulus, um avião bimotor* é enviado para essas nuvens, onde serão lançadas gotas de água que pegam carona nos ventos ascendentes que também são chamados de ventos horizontais (formados pelas diferenças de pressão e temperatura entre as camadas do ar) e após 30 minutos deste procedimento, inicia-se a indução das chuvas.
*A aeronave bimotor é equipada com um tanque de água de 300 litros e há um mecanismo que controla o tamanho das gotas a serem lançadas nas nuvens cumulus.
Todo procedimento é considerado pela ONU (Organização das Nações Unidas) como não poluente.
👉 Em resumo, é assim que a 'chuva artificial' sempre poderá ajudar em grandes períodos de seca.
Um pouco sobre a empresa:
A empresa Modclima (Pesquisa e Desenvolvimento Ltda) com sede na cidade de Bragança Paulista, interior do estado de São Paulo (Brasil), foi criada em parceria com a SABESP (Companhia de Saneamento do Estado de São Paulo).
👉 Achei bem interessante essa matéria, por isso resolvi trazer para o blog.
Fonte: Google News - Modclima / YouTube - AMD - Vídeo Meu
Nenhum comentário:
Postar um comentário