terça-feira, 14 de novembro de 2023

A tragédia de uma 'religião interplanetária' levando a um suicídio em massa…

Uma 'religião interplanetária' chamada Heaven's Gate (Portal do Paraiso), onde se acreditava que nosso planeta teria um certo tipo de reciclagem na população mundial, ou seja, quem fosse praticante desta 'religião interplanetária' seria escolhido para habitar uma nave extraterrestre, e só retornaria para Terra quando o planeta estiver completamente 'reciclado', ou seja, 'limpo' e com a evolução pregada pela pela religião.


De acordo com a crença deles, é que uma espaçonave extraterrestre estava próxima do cometa Hale-Bopp (C/1995 O1) que estava em grande evidência naquela época.

Esta 'religião interplanetária' era uma mistura de cristianismo e uma suposta religião do universo extraterrestre. Ela pregava o melhor de todos espiritualmente, já que o corpo físico era apenas uma casca, e eles se referiam aos seus corpos como "veículos". A seita também pregava a castração voluntária, e pelo menos 15 homens foram castrados, todos os membros tinham que ter o mesmo corte de cabelo, e os seguidores não podiam e não deveriam ter relações sexuais, pois a seita pregava a pureza da sexualidade como um ideal de imortalidade andrógina.

E explicaram aos seguidores que os escolhidos que seriam salvos na nave extraterrestre, seriam resgatados em forma de espírito, mas quando voltassem para o planeta Terra teriam um corpo físico para abrigar seu espírito, e assim eles teriam uma vida mais significativa, autêntica, plena, num processo pessoal de autotransformação e crescimento espiritual e praticamente imortal.

Mas antes de tudo temos que conhecer um pouco sobre os fundadores desta 'religião interplanetária':


Marshall Applewhite e sua companheira Bonnie Nettles se conheceram no ano de 1972, foram os criadores da religião que na década de 1970 era chamada de "Individual Human Metamorphosis" (Metamorfose Humana Individual), mas que com o tempo passou a ser chamada de Heaven's Gate.

A dupla Applewhite e Bonnie se autodenominaram testemunhas do Apocalipse, e foram a diversos lugares adquirindo seguidores. Eles pregavam que a vida era imortal e que seus seguidores seriam resgatados por alienígenas após suas mortes, mas primeiro teriam que se preparar para serem escolhidos. Assim, a religião deles conseguiu crescer e ao longo dos dias contou com 100 seguidores em todo o país dos Estados Unidos da América.

Os 100 seguidores se juntaram ao casal e começaram a viajar por todo o país e praticamente viviam de esmolas, doações e dinheiro de alguns membros seguidores que faziam algum tipo de trabalho.


Marshall Applewhite, com o passar dos dias, começou a dizer que conseguia ter contato direto com Jesus Cristo; Foi totalmente apoiado pela sua companheira Bonnie Nettles, e continuou a ser muito respeitado pelos seus seguidores, mas por falta de flexibilidade e principalmente devido à castração, muitos deixaram de seguir esta 'religião interplanetária'.

O casal Applewhite e Bonnie era muito procurados por seus seguidores, praticamente todos os dias, pois queriam saber quando seriam resgatados pela nave extraterrestre, e o casal respondia que não demoraria, pois aconteceria em breve.

O dia fatal:

Na noite do dia 26 de março do ano de 1997, quando o cometa Hale-Bopp estava mais próximo do Sol, claramente visível e com muito brilho, as autoridades policiais foram chamadas a irem até uma mansão, localizada próximo ao número 18341 da Colina Norte (nome atual: Paseo Victoria) localizado em um condomínio fechado, no Rancho Santa Fe, na cidade de San Diego, no estado da Califórnia (EUA).


Os policiais foram até a mansão e, ao entrarem, ficaram surpresos ao ver o casal Marshall Applewhite e Bonnie Nettles, e mais 37 pessoas sem vida e em estado avançado de decomposição. Quem ligou para eles era um ex-seguidor da religião Heaven's Gate, pois ele recebeu uma fita de vídeo que foi gravada dois dias antes do dia do suicídio coletivo; entre os discursos de Marshall Applewhite no vídeo, ele disse: "esta seria a única forma de evacuar esta Terra", mas como o vídeo demorou para chegar às mãos do ex-seguidor, infelizmente não houve tempo de salvar ninguém.


Os mortos encontrados foram 18 homens e 21 mulheres; Eles estavam deitados e vestidos de preto com uma sacola plástica na cabeça e com um pano triangular roxo cobrindo-os, ao lado da cama de cada um estavam seus pertences pessoais em malas prontas para a viagem.

Os seguidores da 'religião interplanetária' Heaven's Gate:

A maioria era universitários graduados, empresários, comerciantes, etc. Uma parcela dos seguidores da religião abandonou suas famílias, empregos, etc.


Exames post-mortem:

No corpo dos mortos foram encontradas uma bebida alcoólica e uma substância barbitúrica que é anticonvulsivante, hipnótica e sedativa. Segundo o legista, as pessoas não tomavam tudo de uma vez, mas em doses diárias. Os corpos não apresentavam nenhum tipo de agressão física ou maus-tratos.

Também foi revelado que 15 seguidores morreram no dia 24 de março, depois mais 15 seguidores morreram no dia 25 de março, e 9 seguidores morreram no dia 26 de março.


🛸Esta 'religião interplanetária', apesar da tragédia, ainda conta com alguns seguidores.💥Ainda é possível acessar o site de divulgação da religião; Se alguém tiver curiosidade é só clicar no link abaixo:


👀Curiosidade:

- Um pouco sobre o Cometa C/1995 O1:

Conhecido como Hale-Bopp, foi um dos maiores cometas observados na segunda metade do século XX; e foi de longe um dos mais brilhantes. Este cometa pôde ser observado a olho nu durante os 18 meses em que esteve visível no céu. Só seria visto novamente na Terra a cada 4.200 anos.

Abaixo um post mostra a jornada do cometa Hale-Bopp capturada pelo Telescópio Espacial Hubble, à medida que se aproximava do Sol. (traduzi o post original):

- Pessoa andrógina:

Uma pessoa andrógina é aquela que apresenta uma ambiguidade em relação à sua aparência, ou seja, possui traços físicos femininos e masculinos. Um exemplo é: nas décadas de 1960 e 1970, gerou uma grande quantidade de estilo andrógino nos músicos e na moda, que ia contra os comportamentos e vestimentas tradicionais. Não tem nada a ver com a sexualidade de gênero da pessoa.


🧑‍💻 Minhas considerações:

Já assisti diversas vezes a documentários sobre essa tragédia, além de ler sobre o assunto. Em todos os documentários e reportagens é referida como seita, mas preferi referir-me a ela como 'religião interplanetária', devido às crenças dos seus seguidores, porque na minha opinião não houve lavagem cerebral, não houve nenhum tipo de pressão ou agressão física impedindo a saída, porque no meu entendimento quem quisesse ficar ficaria, mas quem não quisesse poderia sair quando quisesse.

O que me deixou triste foi o suicídio consentido pela crença e fé de cada um deles nessa 'religião interplanetária'. 

🧑‍💻Nota: Imagens retiradas da Internet (Google) ou de sites citados na fonte.👇

Fonte: Google News - Documentário / Discovery Channel - Documentário / History Channel - AMD - Newspappers&Magazine - Tradutor Google - Google Maps - BBC - Reddit

É isso aí pessoal!👍

Nenhum comentário:

Postar um comentário