segunda-feira, 20 de novembro de 2023

A 'Donzela de Gelo' - A Incrível Reconstrução Facial...


No mês de setembro do ano de 1995, o arqueólogo e antropólogo Johan Reinhard e seu amigo, o alpinista peruano Miguel Zárate, durante uma subida ao Monte Ampato (vulcão adormecido) de aproximadamente 6.312 metros de altura, localizado na Cordilheira dos Andes, mais precisamente no sul do Peru, eles encontraram um 'pacote congelado' com restos humanos mumificados, estava entre uma fenda que foi descongelada devido ao clima; Ao redor do 'pacote' com restos humanos, foram encontrados diversos acessórios. Eles resgataram os restos mortais e vários itens o mais rápido possível para que não descongelassem e os levaram para serem examinados e estudados.

Exames e estudo:

Descobriu-se então que se tratava de uma menina, e devido às altas temperaturas do local, ajudaram a preservar as roupas e acessórios (estatuetas femininas confeccionadas em ouro e prata, sacos de tecido, cerâmica e uma concha de Spondylus), mas além disso também foram preservados órgãos internos, cabelos, sangue, pele e conteúdo estomacal.

Os resultados dos estudos e exames realizados mostraram que se tratava de uma jovem inca que devia ter entre 12 e 15 anos quando morreu; Ela estava vestida com uma túnica cerimonial (tecido sagrado Inca) e uma espécie de 'capelo' (chapéu de formatura). Os especialistas acreditam que a menina devia pertencer a uma família rica e bem vista na época na aldeia onde moravam.


O exame de tomografia computadorizada realizado nos Estados Unidos revelou que a menina morreu devido a uma pancada muito forte na cabeça (trauma contuso), e que provavelmente foi morta no topo do Monte Ampato em sacrifício aos deuses entre os anos de 1440 e 1480. Ela foi apelidada de 'Donzela de Gelo', e muitos a chamam de 'Múmia Juanita' ou 'Senhora de Ampato'.

Por que o sacrifício humano e o local escolhido:

Os Incas acreditavam que o sacrifício humano agradava aos deuses, e a pessoa escolhida para tal sacrifício seria uma mediadora entre os habitantes da aldeia e os deuses. E quem quer que fosse sacrificado seria endeusado e adorado por gerações.

Para a família da vítima sacrificada, significava honra aos pais e seus familiares.

Como mediadora com os deuses após a morte, a 'Donzela de Gelo' (ou outra vítima sacrificada) obteria abundância nas colheitas das plantações. Os picos mais altos das montanhas eram sagrados para os Incas em termos de clima, como tempestades, raios, água, etc., por isso os sacrifícios eram nas montanhas mais altas.


Reconstrução facial da 'Donzela de Gelo':

O artista forense, escultor e arqueólogo Oscar D. Nilsson usou uma combinação de tomografias computadorizadas dos restos mortais, medições do crânio e análise de DNA para criar uma reconstrução facial hiper-realista da 'Donzela de Gelo'. O artista forense transferiu os dados da tomografia computadorizada do crânio e do corpo para uma impressora 3D, fazendo uma réplica de plástico.

Depois de muito estudo por meio de exames realizados nos restos mortais e muito trabalho na reconstrução facial, Oscar D. Nilsson conseguiu mostrar o rosto de uma menina Inca de aproximadamente 500 anos atrás.


Entre muitas outras explicações e considerações, Oscar D. Nilsson disse:

"No caso de Juanita ('Donzela de Gelo'), queria que ela parecesse assustada e orgulhosa e, ao mesmo tempo, com um grande senso de presença".

👉 Caso alguém tenha interesse em saber mais sobre a reconstrução facial 'Donzela de Gelo', basta clicar no link abaixo:


Concha Spondylus (Espondilo): 

É um molusco bivalve, o que significa que pode viver em água doce ou salgada. São conhecidas como ostras espinhosas, mas não possuem espinhos; É o único gênero da família Spondylidae.


Fonte: Google News - Google Maps - Wikipedia - LivesScience -Tradutor Google - Penn Museum - Documentários: History Channel e  Discovery Channel -  ADM - Newspapers&Magazine 

🧑‍💻 Fiz a maior parte dessa matéria de acordo com o que entendi pelo Tradutor Google; Se houver algum erro, peço desculpas antecipadamente.

▶️ Veja também:

- Múmias congeladas de crianças incas


Coletânea no blog:


É isso aí pessoal!👍

Nenhum comentário:

Postar um comentário