Nesta matéria descrevo um pouco sobre a trajetória do grande imperador Alexandre, o Grande. Resolvi escrever este artigo sobre ele porque acho muito interessante.
A trajetória:
Alexandre foi conquistador mais famoso do mundo antigo, nasceu entre os dia 20 e 30 de julho do ano 356 a.C., na região de Pela na Babilônia. Ele era filho do imperador Filipe II da Macedônia.
Ao longo de sua infância foi influenciado pela cultura grega, pois seu professor foi o importante filósofo grego Aristóteles. E desde criança teve uma grande vocação para governar, e a partir dos 16 anos ajudou o pai nas tarefas administrativas do império macedônio.
Aos 20 anos, aproximadamente, no verão do ano de 336 a.C., seu pai, Filipe II, foi morto e Alexandre assumiu o reinado da Macedônia, iniciando assim a trajetória de um dos maiores conquistadores da História.
Sua carreira é bem conhecida, pois conquistou um império que ia dos Bálcãs à Índia, incluindo também o Egito e a Báctria (perto do atual Afeganistão).
No Egito, Alexandre adotou uma conquista amigável e diplomática, pois os egípcios não resistiram à violência do exército macedônio e, em troca, Alexandre respeitou a cultura e deu liberdade de culto aos egípcios.
A importante cidade de Alexandria foi criada por Alexandre, com a construção do grande 'Farol de Alexandria' (uma das sete maravilhas do mundo).
Quanto às características de Alexandre em relação à sua personalidade e conduta, pode-se dizer que havia dois lados:
- Um lado:
Um homem de visão, um grande estrategista de batalha e extremamente inteligente, tentando criar uma união entre o Oriente e o Ocidente, apoiando o casamento de seus oficiais com mulheres persas e usando persas em seus serviços.
Respeitou seus derrotados, exemplo foi o acolhimento da família de Dario III (rei dos persas aquemidas, em Gaugamelos, na Mesopotâmia) e deu permissão para que as cidades dominadas continuassem com os governantes, a religião, a língua e os costumes.
Alexandre era um admirador da ciência e foram criadas as artes e cidades, como Alexandria ("em 331 a.C.") que durante mais de trezentos anos se tornou o maior centro cultural, científico e económico da Antiguidade, até ser substituída por Roma.
- Outro lado:
Quando era exigido sobre uma questão política, ele era implacável; cometeu alguns assassinatos, por exemplo, em estado de embriaguez, matou seu amigo e general Clito, além de outro general Parménio (dois de seus melhores generais), contudo é dito que ele se arrependeu. Alexandre era profundamente instável e sanguinário, isso foi demonstrado na destruição das cidades de Tebas e Persépolis e no uso das pessoas ao seu redor para seu próprio benefício.
Morte de Alexandre, o Grande:
Alexandre morreu no antigo palácio do rei Nabucodonosor II, na Babilônia, aos 32 anos de idade, na noite do dia 10 de junho e na noite do dia 11 de junho de 323 AC. Não se sabe ao certo o que o levou à morte, mas especula-se: malária, envenenamento, febre tifoide, encefalite viral ou em decorrência do alcoolismo. Diz-se que ele teve febre e sentiu fortes dores depois de beber uma grande quantidade de vinho em uma festa.
Por que o chamaram de Alexandre, o Grande:
Alexandre passou a ser chamado de "o Grande" (Mégas Aléxandros) devido ao seu sucesso estratégico como comandante militar. Nunca perdeu uma batalha, apesar de quase sempre estar em desvantagem por ter menos homens em batalha.
Dados coletados sobre Alexandre, o Grande:
Na verdade, não há informações descritas nas gerações da época ou posteriores, o que se sabe é através de textos do século I, e tudo o que se diz sobre Alexandre, o Grande, é a partir de cópias dos textos originais; Então na verdade tem muita coisa na vida do Alexandre que ainda é bem discutida.
O filme Alexandre:
No ano de 2004, o cineasta e roteirista norte-americano Oliver Stone lançou o filme "Alexandre", contando a biografia deste grande e antigo imperador.
🎞️Encontrei o filme Alexandre no YouTube, infelizmente é preciso alugá-lo para assistir ¯\_(ツ)_/¯, mas caso alguém tenha interesse, segue abaixo o link:
Fonte: Google News - AMD - History Channel (documentário) - YouTube - Newspapers&Magazine - Tadutor Google - Wikipedia
É isso aí pessoal!👍
Nenhum comentário:
Postar um comentário