terça-feira, 7 de maio de 2024

A Lenda do Capeta do Vilarinho...

▶️ Quero lembrar que aqui no blog não há como postar vídeos, apenas Gifs e fotos. Lembre-se também de que às vezes os Gifs podem demorar um pouco para abrir.


O pouco que pesquisei percebi que essa lenda tem versões diferentes, vou colocar duas das versões, mas antes de tudo vamos conhecer um pouco sobre o local e sua importância para a descrição da lenda do Capeta do Vilarinho.

👨‍💻 Registros indicam que no século XVIII existia um povoado chamado Santo Antônio dos Clementes, que se originou de uma espécie de moradia temporária chamado Curral del-Rei, local onde seria construída a cidade e capital de Minas Gerais, Belo Horizonte.


Quando a capital Belo Horizonte foi inaugurada, os moradores de Curral del-Rei optaram por se mudar para o pequeno povoado de Santo Antônio dos Clementes, que com o passar dos anos se tornou bairro e passou a se chamar Venda Nova.


Porquê Venda Nova?

Um português abriu um estabelecimento comercial chamado Venda, que tinha muitas variedades de produtos interessantes e até raros, e assim, pessoas de várias localidades gostavam de fazer compras na Venda. Com o passar do tempo, o estabelecimento comercial precisou realizar algumas reformas, e quando foi reaberto passou a se chamar Venda Nova, onde foi incorporado como nome do bairro.


Os anos se passaram e o bairro Venda Nova prosperou e tornou-se muito importante na ligação entre o centro de Belo Horizonte e a cidade vizinha Ribeirão das Neves pela Avenida do Vilarinho.

A Avenida do Vilarinho era uma avenida onde existiam as chamadas quadras de Vilarinho onde os jovens se reuniam para se divertir e dançar.

✳️Uma versão da história do Capeta do Vilarinho:

No começo dos anos de 1990, numa certa noite nas quadras de Vilarinho, jovens se divertiam e dançavam ao ritmo do Funk, foi quando um belo rapaz, de aparência elegante, bem vestido e com uma linda boina chegou ao local, isso fez com que as meninas que estavam lá ficassem animadas para dançar com ele. Aí o belo jovem entrou e convidou uma moça para dançar, e com isso todos ficaram maravilhados com sua habilidade para dançar, pois ele dançava muito bem.


E durante a dança entre o belo rapaz e a moça, sua boina caiu e a moça viu que havia chifres em sua cabeça, e que seus cabelos eram pretos e grossos e tinham uma aparência muito sinistra. Então a moça começou a gritar de susto e desmaiou, os outros jovens que estavam lá também viram e assim todos saíram rapidamente do local, e conforme foi dito, aquele belo rapaz também saiu correndo e muitos puderam ver, e relataram que seus pés eram cascos, e que foram comparados às patas do demônio Belzebu.


✳️Outra versão da história do Capeta do Vilarinho:

Tudo aconteceu no início da década de 1980 nas quadras de Vilarinho, pois era sábado e naquela noite iria acontecer um concurso de dança.

Então as pessoas se inscreveram no concurso e de repente apareceu um jovem muito bonito e elegante, vestindo um estiloso terno escuro, com sapatos pretos e também usando um chapéu preto.

O jovem chamou a atenção de todos pela sua beleza e elegância, e também porque se inscreveu no concurso de dança, já que nunca tinha estado nas quadras de Vilarinho.

Aí o jovem conseguiu alguém para dançar com ele, e todos ao seu redor ficaram maravilhados com a perfeição de sua dança, o jovem se destacou demais, pois dançava como ninguém.


Quando jovem e seu par pararam de dançar,  todos aplaudiram e então quando ele levantou o chapéu para agradecer ao seu par e as pessoas, seus chifres ficaram expostos e todos puderam ver.

Assustados, todos começaram a correr em direção ao jovem com chifres, então ele começou a correr, e os relatos eram de que por onde ele corria deixava um forte cheiro de enxofre.

Quando o jovem com chifres estava passando pela porta de saída esbarrou no segurança, e o segurança sentiu algo pontiagudo que parecia um rabo penetrando em sua pele causando um ferimento; Dizem que a ferida nunca cicatrizou e que tem um odor desagradável.


🤷‍♂️ Li também que todo esse evento nunca aconteceu, e que foi uma estratégia de marketing para divulgar o local e assim atrair mais pessoas; Sinceramente não posso garantir nada, pois não conheço o local, nunca estive em Belo Horizonte, só sei pela breve pesquisa que fiz na internet. ¯\_(ツ)_/¯

👨‍💻Fiz essa matéria de acordo com o que pude entender, pois achei um pouco confuso; Então deixo claro que essas duas versões da lenda são interpretações minhas, mas não as tirei do contexto.

📳As imagens do local foram retiradas da internet. - Wikipédia

Fonte: Google News - Google - AMD

É isso aí pessoal!👍

Nenhum comentário:

Postar um comentário