sexta-feira, 3 de maio de 2024

O submundo e o deus Hades...

▶️ Quero lembrar que aqui no blog não há como postar vídeos, apenas Gifs e fotos. Lembre-se também de que às vezes os Gifs podem demorar um pouco para abrir.


A matéria de hoje será um pequeno resumo do meu entendimento sobre a Mitologia Grega, que se refere à origem do deus Hades e seu submundo, descrito pelos filósofos antigos.

A origem:

Começa com Cronos, que era o deus do tempo e rei dos titãs (entidades que enfrentavam os deuses olímpicos), ele assumiu esse reinado lutando contra seu pai Urano, onde o castrou e pelo que entendi o escondeu para sempre.


Cronos casou-se com sua irmã Reia, onde tiveram filhos: Hades, Poseidon, Zeus, Deméter, Héstia e Heramas; Cronos, com medo de perder o reinado, começou a comer seus filhos ainda bebês, mas Reia certa vez não deu seu filho para Cronos comer, ela embrulhou pedras em um pano e Cronos engoliu sem perceber a mudança. Então Reia escondeu seu filho Zeus em uma caverna, e lá ele cresceu, sendo alimentado por sua avó Gaia; e em outra versão ele foi alimentado por uma ninfa chamada Adamanteia.

Zeus cresceu e armou um esquema contra seu pai e pediu ajuda a Métis (sua primeira esposa) que era filha do titã Oceano; Então ela deu a Cronos uma poção para beber, e esta poção o fez vomitar todos os seus filhos.


Então estourou uma guerra, de um lado estavam Zeus e seus irmãos, os filhos gigantes de Urano e Gaia e os três Ciclopes; e do outro lado estavam Cronos e os Titãs. Nesta guerra os irmãos venceram e Cronos e os Titãs ficaram presos em lugares diferentes onde nunca mais poderiam ser vistos, os Titãs ficaram presos sob montanhas e Cronos nas entranhas do submundo amarrados com correntes.

Os Ciclopes, que tinham o poder de produzir armas mágicas, forneceram a cada um dos deuses ferramentas importantes nesta guerra vitoriosa; Zeus recebeu relâmpagos e trovões, Poseidon recebeu um tridente capaz de causar imensas tempestades e maremotos, e Hades recebeu um capacete de invisibilidade.


Então o Universo foi dividido: Zeus ficou com o Céu, Posseidon ficou com o Mar, e Hades ficou com a parte mais profunda da Terra, o submundo.

O submundo: 

O submundo de Hades leva o mesmo nome do deus, está localizado em uma região de extremo afastamento, onde o sol não brilha, não pode ser visto por ninguém, e também é impossível chegar ao local, pois existem deuses guardiões e protetores que vigiam o caminho, pois é terminantemente proibido, e na entrada no local há um enorme cão preto com diversas cabeças.


O reino de Hades, também chamado assim, é o reino com mais riquezas, pois muitos ricos morrem e vão parar lá, e Hades fica com os bens, além dos minerais mais preciosos da Terra.

Hades é um lugar onde há desolação e lamentação, onde há mais sombras que as almas. É um lugar retratado, onde permanecem almas impiedosas após a morte. Um reino sombrio sem nenhum tipo de bem-estar e qualidade para se habitar.


Um pouco sobre o deus Hades:

Um deus temido, com uma personalidade maligna, Hades era desumano, impiedoso e perverso; as pessoas tinham medo de dizer o nome dele, quando se referiam a ele diziam Plutão (assim chamado na mitologia romana). Porque ele tinha o poder de se tornar invisível, as pessoas tinham muito medo.


Nunca houve um altar feito para adorar o deus Hades.

Curiosidade:

Hades sempre teve muito medo de seu irmão, o deus Poseidon, pois se ele causasse uma tempestade muito forte com um maremoto, o submundo de Hades poderia ser descoberto, e todos veriam o quão degradante é seu reino.


Fonte: Google News - Documentários - Newspaper & Magazine - AMD - Mythological Encyclopedia - DVD Disney - Wikipedia - Tradutor Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário