![]() |
| Cada bandeira nas peças, não é sobre guerra, é sobre o quanto um tabuleiro pode carregar o peso das decisões humanas. |
Segundo fontes diplomáticas, o acordo foi viabilizado pelo primeiro-ministro do Catar, Sheikh Mohammed bin Abdulrahman Al Thani, que conseguiu convencer o Irã a aceitar a proposta americana. A negociação ocorreu após Trump garantir ao líder catariano que Israel também havia se comprometido com a trégua.
Antes do anúncio do cessar-fogo, o Irã bombardeou instalações militares norte-americanas localizadas em uma região do Catar, em retaliação à destruição de suas usinas nucleares de Fordow, Natanz e Isfahan, atingidas por superbombas lançadas pelos Estados Unidos.
O ataque iraniano foi precedido por um aviso com duas horas de antecedência às autoridades do Catar e dos EUA. Nenhuma vítima foi registrada.
No 11º dia de combates, segunda-feira (23-06-2025), Israel lançou uma ofensiva aérea contra locais de lançamento e armazenamento de mísseis na região de Kermanshah, no oeste iraniano, utilizando mais de 15 aeronaves de guerra.
Na manhã desta terça-feira (24-06-2025), o Conselho Supremo de Segurança Nacional do Irã divulgou uma nota celebrando o que chamou de "vitória" sobre Israel, afirmando que a resposta iraniana forçou o governo de Benjamin Netanyahu a aceitar o cessar-fogo proposto pelos EUA.
🙋♂️ Nota Final
Por decisão pessoal e editorial, esta será a última matéria publicada neste blog sobre o conflito entre Irã e Israel.
A cobertura só será retomada caso ocorra um evento de grande impacto que justifique um novo posicionamento.
Agradeço a todos que acompanharam até aqui, e sigo comprometido com a verdade, a responsabilidade e o respeito à saúde emocional de quem escreve e de quem lê.
🪧 Leia também👇:
- Guerra Irã x Israel: Até Quando...? (parte 1)
https://mecksworld.blogspot.com/2025/06/guerra-ira-x-israel-ate-quando.html
- E as superbombas foram lançadas... (parte 2)
https://mecksworld.blogspot.com/2025/06/e-as-superbombas-foram-lancadas.html
É isso aí, Meckianos!👍




Nenhum comentário:
Postar um comentário