terça-feira, 31 de agosto de 2021

Mentir é uma doença?...

Quem nunca mentiu que atire a primeira pedra, porém fazer uso da mentira sempre já é um caso de doença psicológica, ou seja, um transtorno mental que se chama mitomania ou transtorno de mentira obsessiva-compulsiva.

De acordo com a psicologia:

Uma pessoa com esse tipo de transtorno mente compulsivamente sem um parâmetro apropriado de consciência. A pessoa na grande maioria das vezes se confunde do que é real ou imaginário em suas próprias narrativas.

O mentiroso compulsivo não tem medo de ser descoberto em suas mentiras, pois ele não sente vergonha, remorso e nem empatia, pois, esses sentimentos para ele são inexistentes.

Esse tipo de transtorno não faz da pessoa um sociopata, pois, sua intenção na maioria das vezes não é de levar vantagens e nem de manipulações, apenas é o hábito de mentir mesmo, ou seja, é um mentiroso compulsivo.

Como identificar um mitomaníaco:

Não é fácil identificá-lo, pois o mentiroso compulsivo é isento de reações emocionais, ao contrário de alguém que tem uma mente saudável quando se aventura em mentir.

Em alguns casos, os gestos das mãos o olhar fixo e até mesmo as expressões do rosto e movimento corporal podem entregar um mentiroso compulsivo, mas como disse antes, é muito difícil, já que eles são isentos de sentimentos para com outras pessoas e nem o que sua mentira pode causar.

Esse tipo de transtorno mental em uma pessoa vem desde sua infância, o problema é com o decorrer do tempo a evolução das mentiras ficam cada vez maior, e com isso o mitomaníaco começa ter problemas com amizades, familiares, sociais e chega um ponto de ter problemas legais.

Por que o mitomaníaco é assim?

Esse transtorno pode ser pela baixa autoestima, desvalorização de si mesmo e falta de autoconfiança. A mentira esconde a depreciação em si mesmo e dá um alívio nos seus monstros internos.

Tratamento:

Apenas a psicoterapia pode ajudar uma pessoa com esse transtorno mental.

👉Minhas considerações:

Eu não sou nenhum entendedor, muito menos um estudioso do assunto e nem um profissional da área de saúde mental, mas depois de pesquisar, ler a respeito do transtorno de mentira obsessiva-compulsiva, acredito que uma pessoa mitomaníaca é sim um sociopata e se enquadra bem direitinho nessa posição. 

👉Explicando meu ponto de vista:

Uma mentira pode levar a destruição de um lar, de uma cidade, de uma nação e de um povo; esses tipos de tragédias a história tem muitas para contar e para que nunca sejam esquecidas; um dos exemplos diante de tantos foi a Caça às Bruxas que causou tantas mortes por causa de uma mentira que se propagou como se fosse verdade. E depois os aproveitadores e falsos profetas deitaram e rolaram para se darem bem com os sofrimentos e mortes das pessoas.

Então é por isso que acredito que uma pessoas assim, é um sociopata.

💬Lembre-se:

Uma mentira sempre será uma mentira, mesmo que ela seja repetida por 100 anos, ela sempre será uma mentira.

Leia no blog:

https://mecksworld.blogspot.com/2020/04/cacas-as-bruxas-o-fundamentalismo.html

https://mecksworld.blogspot.com/2020/01/as-bruxas-de-salem.html

É isso aí pessoal!👍

Nenhum comentário:

Postar um comentário