quinta-feira, 22 de outubro de 2020

Perfil de um sociopata... (Monstros Humanos)

Alguns meses atrás fiz uma matéria sobre o perfil de um psicopata, e nessa matéria vou escrever sobre o perfil de um sociopata, que também pode ser uma pessoa perigosa e cruel.

Um exemplo famoso de um sociopata foi o cruel e manipulador Charles Milles Manson, que em meados do ano de 1967 nos Estados Unidos criou uma seita, onde seus seguidores assassinaram nove pessoas no mês de julho e mês de agosto do ano de 1969. Houve outros crimes além dos assassinatos.

Então agora vou escrever abaixo um pouco a respeito do sociopata.

O sociopata tem um comportamento definido como Transtorno de Personalidade Antissocial, porém não se deve confundir um sociopata com uma pessoa antissocial, pois há pessoas que não gostam muito de ter uma vida social compartilhada com outras pessoas e que gostam de ficar no canto delas.

Não se deve também confundir um sociopata com um psicopata, pois existem diferenças entre os dois; e uma delas seria que o sociopata vai adquirindo com o passar do tempo esse transtorno, já o psicopata nasce psicopata mesmo. (vai ter a matéria sobre essa diferença).

Apesar das pessoas acharem que é raro encontrar um sociopata, devo dizer que isso não é real, pois existem muitos por aí; o que acontece é que eles sabem disfarçam sua real essência. 

O comportamento de um sociopata é o oposto de um convívio equilibrado de uma sociedade ou de um convívio familiar, pois ele tem um padrão de repetição avesso as leis, as regras e as normas sociais.

Existem características marcantes de um sociopata:

- Egocentrismo: comportamento voltado somente para si ou tudo que lhe diz respeito;

- Falta de empatia: Tem dificuldade em se colocar no lugar de outra pessoa, seja na dor ou na alegria;

- Ausência de arrependimentos ou culpa: Por mais que seja punido por algo errado, não sentem remorso ou culpa e não consegue aprender com seu erro;

- Avesso ao convívio social e as regras, as normas e as leis: Não consegue um convívio saudável com as pessoas, e quando se relaciona com alguém, é sempre para um interesse próprio; não segue as regras normais, fazendo que ele desenvolva sempre suas regras e normas; e quanto as leis, ele costuma ignorar, pois tem muita dificuldade em segui-las.

- Repetição de erros e impulsividades: Devido a impulsividade, sempre comete os mesmos erros e não tem a capacidade de se importar com isso;

- Relacionamento: Um sociopata pode se relacionar com uma pessoa, mas é uma relação bem dificultosa para ele; 

- Inteligência e confiança: É extremamente inteligente, mas usa a inteligência para coisas ruins e normalmente fazendo o mal para outras pessoas; por isso não são nada confiáveis;

- Mentira e arrogância: Usa da mentira para sempre conseguir o que deseja sem pensar nos outros, e devido a arrogância extrema se sente superior aos demais;

- Bom de conversa: Sabe se expressar, sabe a hora de conquistar a confiança e, também sabe o momento certo de ser gentil e amável com os outros para sempre se dar bem;

- Egoísmo e manipulação: Só pensa nele e tudo tem que ser para ele, e usa da manipulação (é muito bom nisso) para alcançar seus objetivos.

Charles Manson manipulava seus seguidores

Tratamento desse transtorno:

Existem terapias psicológicas que ajudam a pessoa identificada como um sociopata; essa terapia seria tipo uma reestruturação cognitiva, ou seja, é tipo ensinar a pessoa a substituir seu modo de viver disfuncional, por atitudes e pensamentos que não causam sofrimentos e nem danos.

O mais difícil nisso tudo, é a pessoa sociopata aceitar a encarar seu transtorno e aceitar ajuda psicológica.

Dica:

Se você tiver alguma desconfiança que a pessoa seja um sociopata, vai para o mais longe possível e mantenha uma distância bem longa.

Agora, se você tem um familiar sociopata e tem que conviver com ele, procure por ajuda psicológica tipo: como grupos de apoio ou algum psicólogo, assim você poderá aprender a como conviver com alguém com esse terrível transtorno.

*Se você tiver interesse em ler a matéria: O perfil de um psicopata, clica aqui → ۝.

Nenhum comentário:

Postar um comentário