Essa é uma matéria onde mostro a diferença entre um sociopata de um psicopata. Apesar de muitas pessoas acharem que são a mesma coisa, existem algumas diferença entre os dois.
Na psicologia clínica a característica que os dois tem em comum é o transtorno de personalidade antissocial.
Na real, ambos são cruéis e podem causar muitos danos às pessoas, mas são diferentes em alguns aspectos.
Diferenças:
- Um sociopata adquiri esse transtorno ao longo de sua vida; o psicopata nasce com esse transtorno.
- Um sociopata pode criar laços de relações afetivas com algumas pessoas; o psicopata não cria laços, é ausente em relação a sentimentos.
- Um sociopata é mais impulsivo; o psicopata faz tudo bem arquitetado.
- Um sociopata pode chegar a sentir remorso ou até culpa por alguns erros; o psicopata não sente nada, pois é totalmente ausente de empatia.
Exemplo de um psicopata famoso:
Ted Bundy: foi executado na cadeira eléctrica no ano de 1989 (EUA), por sequestrar, estuprar e matar várias jovens na década de 1970.
Exemplo de uma sociopata famosa:
Mary Bell: presa no ano de 1968 com onze anos de idade pelo homicídio doloso de dois meninos (três e quatro anos); no ano de 1980 foi solta após cumprir sua pena (Inglaterra).
Se por acaso você estiver desconfiado que alguém possa ser um sociopata ou um psicopata, procure a opinião de um especialista.
*Obs: A forma ideal de agir quando você depara com um sociopata ou um psicopata, é fugir deles para o mais longe possível, porque não existe cura, pois eles não são doentes e sabem muito bem distinguir o certo do errado, sabem muito bem que se machucar alguém, essa pessoa vai ter dor e sofrimento.
👉 Se você tiver interesse em saber mais um pouco sobre psicopata, clica aqui → .
👉 Se você tiver interesse em saber mais um pouco sobre sociopata, clica aqui → .
Nenhum comentário:
Postar um comentário