terça-feira, 29 de agosto de 2023

Por fim, vamos conhecer muito mais sobre o lado escuro da Lua... (Mistérios do Universo)


▶️ Quero lembrar que aqui no blog não tem como postar vídeos, apenas Gifs e fotos. Lembre-se também de que às vezes os Gifs podem demorar um pouco para abrir.

No dia 14 de julho do ano de 2023,14 de julho de 2023, a Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO) lançou a Chandrayaan-3, uma espaçonave não tripulada, em direção à parte inexplorada da Lua (polo sul); o lançamento foi a partir do Centro Espacial Satish Dhawan, na plataforma de Sriharikota, que fica no estado de Andhra Pradesh, localizado no sul da Índia.

Chandrayaan-3, significa 'nave lunar' em sânscrito (uma língua ancestral do Nepal e da Índia).

Lançamento
A espaçonave Chandrayaan-3 estava em órbita ao redor do nosso planeta antes de partir para sua missão ao nosso satélite natural; Em seguida, continuou sua jornada de 384.400 km até a Lua, onde entrou em órbita antes de pousar no local designado. No dia 23 de agosto do ano de 2023, Chandrayaan-3 pousou próximo ao polo sul da Lua. A espaçonave levou um robô (rover indiano) e mais 5 instrumentos de pesquisa para explorar o solo lunar. O módulo de propulsão foi projetado para se comportar como um satélite retransmissor de comunicações.

De acordo com o responsável e presidente da ISRO, o senhor Sreedhara Panicker Somanath revelou que a missão tem condições de operação para um dia lunar, o que equivale a 14 dias terrestres.

Pouso em solo lunar - Sucesso
Cientistas de todo o mundo estão muito esperançosos, pois com este pouso local, o rover da Índia poderá fornecer informações sobre a água lunar que sempre foi intocável, e essas informações podem ser preciosas para saber mais sobre o surgimento da água no nosso planeta e sua formação; além de ser super importante para futuras missões tripuladas, pois a água é fundamental tanto para ajudar no combustível, como também é fundamental para o ser humano nas explorações. Sem falar na importância do conhecimento mais aprofundado do solo e do mapeamento da área.

O Polo Sul da Lua:

Segundo a NASA, a localização é muito difícil para o rover indiano explorar o solo lunar devido aos voláteis polares lunares, pois há variação de temperaturas, já que o nascer do sol no horizonte traz intensa luz e a temperatura pode chegar a 54° C, mas há locais onde a luz solar não chega, pois crateras e montanhas lunares produzem sombras permanentes, próximas aos polos da Lua, e nesses locais a temperatura pode chegar a -203°C. E os voláteis polares lunares devido à variação de temperatura podem derreter e começar a vaporizar a uma temperatura acima de 0°C.


A Bacia do Polo Sul-Aitken (SPA):

É uma cratera gigantesca com dimensão de aproximadamente 2.500 km, entre 6,2 e 8,2 km de profundidade, formada na Lua por impacto há bilhões de anos, até agora é considerada a cratera mais antiga conhecida em nosso Sistema Solar.

👨‍💻 Fiz esta matéria de acordo com meu entendimento na tradução pelo Tradutor Google.

Fonte: Google News - National Geographic - Wikipedia - G1 - NASA - BBC News - AMD - Tradutor Google - YouTube

👉 Parabéns à Índia, por cumprir uma missão tão importante, e sendo o 4º país a pousar na Lua!🚀🌑

▶️ Leia também:

Enorme estrutura de metal sob o solo lunar... (Mistérios do Universo)


É isso aí pessoal!👍

Nenhum comentário:

Postar um comentário