A Lua, ao longo de sua evolução, tem muitas crateras formadas em seu solo devido a muitos impactos de asteroides, mas o que mais chamou a atenção dos especialistas é o que está sob a enorme cratera chamada Bacia do Polo Sul-Aitken (PSA).
De acordo com um artigo publicado pela primeira vez no dia 05 de abril do ano de 2019, na revista Geophysical Research Letters, existe uma grande massa (estrutura) a aproximadamente 300 km de profundidade na Bacia do Polo Sul-Aitken.
Essa descoberta feita pelos pesquisadores foi possível porque eles notaram uma certa anomalia gravitacional ao redor da Lua; então eles utilizaram o Gravity Recovery and Interior Laboratory da NASA - "graal" (Laboratório de Recuperação de Gravidade e Interior da NASA), que são duas sondas: GRAIL A e GRAIL B usadas para mapeamento e demarcação da composição (estrutura) interna da Lua.
Em seguida, uma grande massa foi descoberta sob a cratera e existem duas possibilidades (simulações de computador):
- Um grande asteroide composto de ferro e níquel colidiu com a lua, causando a enorme cratera, e quando ocorreu o impacto ele se espalhou para o manto superior da Lua, ficando parado em vez de afundar no núcleo lunar.
- A grande massa pode ser um acúmulo ao longo de bilhões de anos de óxidos densos relacionados ao último processo de solidificação do oceano de magma lunar.
A Bacia do Polo Sul-Aitken (cratera):
É a maior e mais bem preservada cratera do Sistema Solar, sua formação ocorreu há 4 bilhões de anos. Ela está localizada no outro lado da Lua e tem aproximadamente 2.500 km de diâmetro e 13 km de profundidade.
👉 Caso alguém quiser ler o estudo publicado na íntegra, clique no link abaixo:
Fonte: Google News - Geophysical Research Letters - Wikipedia - Tradutor Google
É isso aí pessoal!👍
Nenhum comentário:
Postar um comentário