domingo, 15 de setembro de 2024

Versões da vida e aparência de um santo católico...

▶️ Quero lembrar que aqui no blog não tem como postar vídeos, apenas Gifs e fotos. Lembre-se também de que às vezes os Gifs podem demorar um pouco para abrir.

👨‍💻 Nesta matéria falarei sobre São Cristóvão, que é muito respeitado por sua fé cristã, sendo por isso o santo padroeiro dos atletas, marinheiros, barqueiros e viajantes. Seu nome em grego era "Christophoros" e significa "o portador de Cristo".

Em análises feitas por especialistas sobre as histórias de Reprobus (São Cristóvão) é indicado que ele viveu durante o período de perseguição aos cristãos pelo Imperador Décio (249 a 251 d.C., começo da perseguição sistemática ao cristianismo) ou pelo Imperador Diocleciano (284 a 305 d.C., a mais sangrenta perseguição aos cristãos)


Ao longo da jornada de vida de Reprobus, não há grandes controvérsias, há uma ou duas pequenas diferenças, mas todas elas têm praticamente o mesmo enredo:

Reprobus era considerado um gigante e tinha uma força fora do comum. Seu desejo era servir apenas a um rei destemido, forte e corajoso, e ele foi em busca de um, e encontrou um rei que tinha essa reputação e começou a servi-lo. Um dia o rei fez o Sinal da Cruz quando ouviu um trovador cantando uma canção que mencionava o nome do diabo, então o rei disse a Reprobus que tinha medo de Satanás, e quando ouviu seu nome, ele fez o Sinal da Cruz para se proteger.

Reprobus deixou o rei e foi atrás de Satanás, porque se aquele rei estava com medo, significava que o diabo era quem ele queria servir, então ele encontrou Satanás e começou a servi-lo. Um dia, os dois estavam andando por uma rua e ele viu uma cruz muito grande, e ele notou que Satanás havia mudado de caminho, e Reprobus perguntou por que ele havia desviado do caminho, e Satanás respondeu que Jesus Cristo havia sido morto em uma cruz, e ele tinha medo da cruz, e foi por isso que ele foi por outro caminho. Decepcionado, Reprobus deixou Satanás porque tinha medo da cruz, e partiu em busca de Jesus Cristo.

E em sua jornada ele conheceu um eremita, e Reprobus perguntou a ele onde ele encontraria Cristo. O eremita lhe ensinou tudo sobre Jesus Cristo, nosso Salvador, e pediu para ele jejuar e orar, mas Reprobus se recusou a fazê-lo. Então o eremita lhe disse para construir uma cabana perto de um rio muito perigoso que havia ali e para ajudar as pessoas a atravessar esse rio, porque muitas pessoas já tinham perdido suas vidas tentando atravessá-lo, e Reprobus concordou em fazê-lo.


Um dia uma voz de uma criança com uma bola nas mãos pediu a Reprobus que o ajudasse a atravessar o rio, então ele colocou o menino em seu ombro e começou a atravessar o rio, mas a cada passo que dava o menino ficava mais pesado, o peso era tão grande que Reprobus tinha grande dificuldade a cada passo, mas apesar de tanta dificuldade devido ao peso, ele conseguiu atravessar o rio com a criança em seu ombro.

Quando chegaram ao outro lado do rio, o menino lhe disse que ele era Jesus Cristo, e que ele havia carregado o peso do mundo em seus ombros. Então, daquele dia em diante, Reprobus se tornou um cristão, e foi batizado como Cristóvão, que significa "Aquele que carrega Cristo".

Embora não se saiba muito sobre a origem de São Cristóvão, existem diferentes teorias que se espalharam ao longo dos anos, ou seja, há teorias sobre de onde ele veio e como era sua aparência, e essas divergências aconteceram na parte oriental com a parte ocidental.

Territórios das lendas e acontecimentos 
- Primeira teoria:

Um rei pagão de Canaã ou Arábia, através de muitos pedidos ao deus Apolo que sua esposa fez, ela conseguiu ter um filho e o chamou de Reprobus, e assim o consagrou a esta divindade. Reprobus cresceu tanto que seu tamanho era considerado o de um gigante muito forte.

- Segunda teoria:

Na tradição oriental, diz-se que no período do Imperador Décio, uma tribo foi massacrada e um homem foi capturado, ele era o que se pode dizer, um gigante e sua cabeça era como a de um cão, assim como todos os outros da tribo onde vivia, e seu nome era Reprobus, e ele já era cristão.

- Terceira teoria:

Além de ser um homem gigantesco e com uma força fora do comum, ele também era muito bonito e chamava a atenção das moças, por isso pediu a Deus que o transformasse em um homem muito feio, para que não vivesse com a tentação da carne. Por isso ele tinha a cabeça de cachorro e o corpo de um homem.

Morto na região da Licia
Um homem de fé:

São Cristóvão foi muito perseguido, pois por onde ele passava, ele convertia pessoas à fé cristã; até soldados eram convertidos.

O martírio de São Cristóvão (Reprobus) é contado em todas as teorias, com certas diferenças, mas é sempre descrito como uma perseguição do Imperador Romano para que ele negasse Jesus Cristo e sua fé. Como ele se recusou, ele foi torturado e morto.

Abaixo está a versão na íntegra do Vatican News sobre o martírio de São Cristóvão, que considero a mais incrível demonstração de fé e bondade:


"Segundo a Lenda Dourada, o martírio de Cristóvão aconteceu em Anatólia, na Lícia. O Santo resistiu às torturas com hastes de ferro e metal incandescentes. Até as flechas que lhe atiraram, ficaram suspensas no ar; uma delas, voltou e transpassou o olho do soberano, que lhe havia ordenado o suplício. Assim, o rei mandou decapitar Cristóvão. Mas, antes de morrer, disse-lhe: "Banhe os olhos com o meu sangue e ficará curado". O rei recuperou a visão e se converteu. Desde então, São Cristóvão foi invocado contra as doenças da vista.".

É aqui também que entram as teorias, pois não há muitas citações, mas abaixo dou a explicação do Vatican News que aponta para um lado que é o mais aceito:

deus Anúbis 
"No Oriente, São Cristóvão é, geralmente, representado com a cabeça de cão, como testemunham muitos ícones existentes em São Petersburgo e Sofia. A iconografia do santo cinocéfalo, segundo alguns, demonstra que se trata de um culto surgido em âmbito helênico egípcio [a civilização helenística foi o resultado da fusão de diversas sociedades, principalmente grega, persa e egípcia], com clara referência ao culto a deus Anúbis..."

Na Wikipédia diz o seguinte:

"A fonte mais importante para a historicidade de São Cristóvão é uma inscrição em pedra publicada por Louis Duchesne em 1878.

A pedra de 2 x 1 m foi encontrada nas ruínas de uma igreja na antiga Calcedônia, construída e consagrada em homenagem ao Martírio de São Cristóvão. A inscrição diz o seguinte:

"Com Deus foi colocada a pedra fundamental do martírio de São Cristóvão na terceira Indicção no mês de maio [449 d.C.] sob o Consulado do ilustre Florentius Romanus Protogenes e Asturius sob o Imperador Teodósio II e o Bispo Eulalios de Calcedônia. Mas foi ordenado a ser construído pelo venerável camareiro Euphemidus, e a consagração ocorreu no final da quinta Indicção no mês de setembro [452 d.C.], no dia 22, sob o Consulado do ilustre Sporacius e Herculano.""


👁️‍🗨️ Minha teoria sobre a cabeça de cachorro e o corpo de homem:

Uma das citações é da tribo onde Reprobus vivia, e todos eles tinham as características de uma cabeça de cachorro e um corpo de homem, e isso pode ter alguma verdade, porque pelo que eu penso, essa tribo poderia ter tido geneticamente uma deformidade que daria a impressão de ter uma cabeça de cachorro, ou essa tribo tinha essa estética como sua beleza e quando as crianças nasciam algum tipo de enfaixamento seria feito para que a cabeça tivesse o formato que fosse ideal para a tribo.

Os exemplos seriam as mulheres que usam argolas para deixar o pescoço mais longo, elas são conhecidas como "Mulheres Girafa" da tribo Karen que fica nas regiões montanhosas da Tailândia e Mianmar; indígenas que colocam labrets no lábio inferior, que é a marca de reconhecimento dos guerreiros prontos para morrer por sua terra, as mulheres chinesas que enfaixavam os pés para deixá-los menores, chamados de "pés de lótus", etc.




🙋‍♂️ Essa matéria sobre a vida de São Cristóvão não é fácil de encontrar algo que esteja realmente registrado e corroborado em escrituras ou algo assim. Sabemos que ele realmente existiu, mas sua origem, toda sua vida e sua aparência real não são fáceis de escrever devido a muitas lendas. No entanto, uma coisa é certa: ele fez muitos milagres (flores em lugares onde nada cresceria) com um cajado que ele tinha, e o principal é quando ele carrega o Menino Jesus em seu ombro no rio.


Apesar da complexidade da história de São Cristóvão, tentei fazer esta matéria a mais detalhada possível. Espero que vocês tenham entendido. Se algo estiver errado ou fora de contexto, peço desculpas, mas realmente tive muita dificuldade em entender e escrever para vocês.

Fonte: Google News - Newspapers&Magazine - Vatican News - AMD - FASBAM - Google Maps - Tradutor Google - Wikipedia - Irmãs de São Francisco da Providência de Deus

É isso aí pessoal!👍

Nenhum comentário:

Postar um comentário