quinta-feira, 10 de outubro de 2024

E o trágico vírus da Covid-19, como anda?...

▶️ Quero lembrar que aqui no blog não tem como postar vídeos, apenas Gifs e fotos. Lembre-se também de que às vezes os Gifs podem demorar um pouco para abrir.


👨‍💻 Esta matéria é para lembrar que a Covid-19 continua circulando entre nós.

🚥 OMS:

No dia 6 de agosto de 2024, a Sra. Maria Van Kerkhove, Diretora Técnica de Preparação e Prevenção de Epidemias e Pandemias da Organização Mundial da Saúde (OMS), falou sobre a Covid-19 estar "muito presente entre nós". Segundo a Diretora Técnica, dados de sistemas de vigilância de 84 países mostram um aumento substancial na detecção de testes positivos para Covid.

Numericamente, há um aumento de 10% na taxa de testes positivos para Covid, mas há uma variação no coeficiente de região para região. Em países europeus, por exemplo, há uma variação de 20%. Apesar de tudo isso, o monitoramento feito pela OMS revela que a circulação do vírus pode ser de duas a vinte vezes maior hoje do que realmente é relatado. A Sra. Maria Van Kerkhove, entre outras coisas, também disse que "... o vírus continua evoluindo, o que nos coloca em risco de mutações mais perigosas".

🚦No Brasil:

A Secretária de Saúde e Vigilância Ambiental, Sra. Ethel Maciel, reforça que mesmo com a indicação de redução de casos e mortes, a Covid-19 continua sendo uma pandemia grave e todos precisam continuar se prevenindo. Ela disse: "Desde o início do ano, estamos vendo a gravidade da dengue no Brasil, mas ainda temos quatro vezes mais pessoas morrendo de Covid do que de dengue no país. Além da vacinação, todos precisam continuar com as medidas de proteção que aprendemos durante o período mais trágico da pandemia".

O Ministério da Saúde recomenda a vacina para que as pessoas se protejam de casos que podem se tornar graves e fatais devido à Covid-19; Quem mais precisa tomar a vacina são os grupos prioritários, ou seja, os grupos de risco, assim como a vacinação contra a Influenza (gripe muito forte), principalmente para os idosos.

A imunização contra Covid-19 continua sendo a melhor forma de prevenção e principal medida contra as formas graves da doença e mortes por ela. 


Neste ano de 2024, foram registradas cerca de 112 mil internações e 7 mil mortes por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Destes óbitos, 25% foram por Covid-19, notadamente em pessoas com 60 anos ou mais, segundo informações da Semana Epidemiológica 35 (31 de agosto de 2024).

Fonte:  Google News - Ministério da Saúde/Gov.Br - Agência Brasil - OMS - AMD - SINAN -  Newspapers&Magazine - Tradutor Google - SINAN

🙋‍♂️ Minhas considerações:

O mais importante é que cada um de nós esteja ciente e continue se cuidando, pois usar máscara em locais fechados com aglomerações é extremamente importante, pois assim nos protegemos, mas principalmente protegemos aqueles que amamos e respeitamos. Cuidem-se!

🪧Leia também:

Uma coletânea no blog Meck's World que contém a palavra Covid-19


É isso aí pessoal!👍

Nenhum comentário:

Postar um comentário