domingo, 20 de outubro de 2024

Estauricossauro, o primeiro dinossauro encontrado no Brasil... (Curiosidade)

▶️ Quero lembrar que aqui no blog não tem como postar vídeos, apenas Gifs e fotos. Lembre-se também de que às vezes os Gifs podem demorar um pouco para abrir.

👨‍💻 No ano de 1936, o paleontólogo brasileiro Llewellyn Ivor Price , durante pesquisa de campo no Sítio Paleontológico Jazigo Cinco, localizado na cidade de Santa Maria, mais precisamente na Formação Santa Maria, que é uma formação geológica com extensão de 250 km que vai do município de Venâncio Aires até o município de Mata, no estado do Rio Grande do Sul (Brasil), descobriu em uma formação rochosa uma ossada do primeiro dinossauro brasileiro, que foi nomeado de Estauricossauro (Staurikosaurus).

A espécie desse dinossauro foi divulgada no ano de 1970 pelo paleontólogo e pesquisador de vertebrados norte-americano Edwin Harris Colbert, que o classificou como um dos primeiros dinossauros a pisar em nosso planeta, e em honra ao paleontólogo brasileiro Llewellyn Ivor Price, ele o batizou com o nome científico de Staurikosaurus pricei (Estauricossauro pricei).

Homenagem do Google
Homenagem do Google
O nome Estauricossauro significa "lagarto do Cruzeiro do Sul", pois seu nome é uma referência à constelação Cruzeiro do Sul ou Crux, que só pode ser vista no hemisfério sul.

Todas as principais análises filogenéticas (estudo da evolução de diferentes grupos de organismos e suas relações) realizadas desde 1994 atribuíram o Staurikosaurus pricei ao grupo dos Herrerasauridae que viveram no período Triássico Superior, na era Mesozoica, o que corresponde aproximadamente entre 237 milhões de anos atrás e 201,3 milhões de anos atrás. Isso significa que nosso dinossauro brasileiro se originou de um único ancestral comum exclusivo, o que é corroborado por um consenso científico sobre a classificação desta espécie.

Como era:

O Starikosaurus pricei era pequeno, com aproximadamente 2,25 metros de comprimento e 80 centímetros de altura, pesava em torno de 30 quilos e era bípede, ou seja, andava sobre os dois pés, no no estilo Tiranossauro-rex.

Era uma espécie carnívora, devido aos seus dentes comprimidos, serrilhados, pontiagudos e curvados para trás, e a articulação da mandíbula sugere que ele se movia para cima e para baixo durante a mastigação e também se movia para frente e para trás.

O quadril sugere que possivelmente tinha uma cauda longa e fina para equilíbrio; com o tempo, teria tido uma cauda mais curta em relação ao seu tamanho. Devido à estrutura dos ossos das pernas e seu pequeno tamanho, é possível dizer que ele deve ter sido muito ágil na corrida. Possuía duas vértebras unindo a pelve a coluna, isso também indica o quanto a ossada é primitiva.

A maioria dos ossos do Staurikosaurus pricei teve que ser reconstruída porque eram muito primitivos. Muito trabalho foi feito na reconstrução.

🌎⛏️ Llewellyn Ivor Price (10/09/1905 – 06/09/1980):

Foi um dos paleontólogos brasileiros pioneiros, devido às suas pesquisas e trabalho, ajudou no desenvolvimento da paleontologia no Brasil, e também na paleontologia ao redor do mundo.

👁️‍🗨️ Fiz essa matéria com base no que entendi através do Tradutor Google, se algo estiver errado ou fora de contexto, peço desculpas antecipadamente.

Fonte: Google News - Wikipedia (En) - Amino - AMD - Newspapers&Magazine - Google Maps - Tradutor Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário