Quando se fala em maldição de uma tumba logo vem no pensamento a tumba do faraó egípcio Tutancâmon, porém existem outras maldições envolvendo tumbas e objetos. Nessa matéria vou falar de uma maldição da tumba de um rei da Polônia.
Um pouco sobre o rei:
O rei Kazimierz Jagiellończyk, também chamado como rei Casimiro IV Jagiellon, nasceu no dia 30 de novembro de 1427, foi Rei da Polônia a partir do ano de 1446 até o ano de 1492 e, também foi Grão-duque da Lituânia.
Ele sempre procurou preservar a união da Polônia com a Lituânia e tornou-se um soberano de destaque, sendo um dos maiores personagens na história da Polônia.
O rei Casimiro IV da Polônia, assim também conhecido, morreu no dia 7 de junho de 1492 aos 64 anos, sendo enterrado no dia 11 de julho na capela do Castelo Wawel.
Arqueólogos e pesquisadores:
Muitos pesquisadores e arqueólogos batalhavam para ter permissões para que pudessem pesquisar lugares históricos no país, mas na década de 1970 a Polônia não era muito de aceitar pesquisas por lá, mas com o apoio do arcebispo da Cracóvia, o cardeal Karol Wojtyła, no ano de 1973 conseguiram autorização para que pudessem abrir a tumba do rei Casimiro IV Jagiellon.
Abrindo a tumba:
No dia 13 de abril de 1973 pesquisadores e arqueólogos estavam prestes a abrir a tumba do rei, então nesse momento eles supostamente brincaram com a história da maldição da tumba do faraó egípcio Tutancâmon.
Quando alcançaram o local do descanso do rei, notaram que o caixão estava apodrecido e com os restos mortais do monarca.
As mortes:
Houve muitas mortes de pesquisadores e outras pessoas quem tiveram algum contato com os restos mortais do rei. É acreditado que foram aproximadamente 15 mortes dos envolvidos direta e indiretamente desde o achado até as análises em laboratórios; sendo: durante a análise alguns pesquisadores morreram por infecções e outros por derrame; dias depois houve quatro mortes; anos que se seguiram aconteceram mais mortes, sendo por câncer ou outros tipos de doenças.
Explicação científica:
Devido à demora de sepultar o corpo do rei, o corpo estava entrado em estado de decomposição, então o rei foi colocado nu envolto de um tecido fino e depois foi colocado calcário por cima do corpo todo, o caixão era de madeira simples coberto com tecido e resina; diante de tudo isso e 500 anos enterrado, houve proliferação de muitos fungos, e aí a tumba se tornou uma “bomba biológica”, que quando aberta explodiu.
A Maldição:
Esse episódio foi comparado com o que ocorreu com faraó egípcio Tutancâmon, e de acordo com que é falado e acreditado por muitos, é que os fungos não causariam tantas mortes naquele período, e muitos menos com o passar dos anos.
De acordo com muitas pessoas, existe um grande mistério, e que há uma verdade oculta relacionada com todas essas mortes.
É especulado que o rei não queria ser incomodado.
Papa João Paulo II |
*Observação:
O arcebispo da Cracóvia, o cardeal Karol Wojtyła, após alguns anos ele foi nomeado Papa, e passou a se chamar João Paulo II.
Fonte: History - Wikipédia - Ancient Origins - Google
👉 Se você tiver interesse em saber sobre a maldição da tumba de Tutancâmon, clica aqui → .
Nenhum comentário:
Postar um comentário