Quase todo o planeta Terra poderá ver um raro fenômeno astronômico nesse mês de dezembro, que começa no dia 16 e vai até o dia 21.
Esse fenômeno astronômico raro é um posicionamento de dois planetas que é conhecido como "Estrela de Belém" ou "Estrela do Natal".
Entenda:
Esse fenômeno se dá quando o planeta Júpiter se alinha com o planeta Saturno, e eles estarão próximos, e assim devem aparentar como um planeta duplo (conjunção de dois planetas); eles serão dois pontos brilhantes no céu. Os dois planetas estarão separados por volta de diâmetro de lua cheia.
Eles estarão visíveis a partir do o pôr do sol, porém no dia 21 de dezembro, eles estarão bem mais próximos.
Para se ter uma ideia da raridade desse fenômeno, esses planetas estiveram tão próximos há séculos, sendo nos anos 1226 e 1623. A conjunção mais parecida com que vai ocorrer nesse ano, foi do ano de 1226.
A raridade das conjunções acontece devido à demora dos planetas darem uma volta completa ao redor do Sol: Nosso planeta leva um ano, já os planetas Júpiter e Saturno levam de doze e trinta anos aproximadamente, na devida ordem.
*Vai valer muito a pena conferir, pois esse fenômeno vai voltar ocorrer apenas no dia 15 de março de 2080, e depois somente após o ano de 2400.
Fonte: Google - Wikipédia - G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário