Essa é uma matéria a respeito de um espírito que vagueia atrás de alguém para poder se refugiar no seu corpo. Esse espírito se chama Dibbuk ou Dybbuk.
Origem e a crença:
Essa é uma lenda judaica que remonta desde os séculos XVI e XVII, e nesses períodos era bem difundida na Europa oriental. A crença era tão forte que pessoas com problemas de nervosismo e distúrbios mentais, eram levadas até um rabino para que pudesse ser feito a expulsão do Dybbuk.
Uma breve explicação da lenda:
A crença diz que Dibbuk é um espírito atormentado e inquieto que vagueia pela Terra devido ter cometido muitos pecados quando era vivo.
O Dibbuk sempre está atrás de alguma pessoa para poder conseguir seu corpo, e quando ele encontra um corpo para se seu refúgio, apenas um ritual religioso como o exorcismo poderá dar um jeito de expulsar esse espírito.
*Observação sobre essa lenda:
Essa lenda não se trata de uma possessão, mas sim de transmigração das almas, mas pelo que entendi, nesse caso duas almas podem ocupar o mesmo corpo.
Abaixo você pode ler na íntegra (com tradução) o que copiei da Encyclopaedia Britannica (Enciclopédia Britânica):
"Isaac Luria (1534-1572), um místico, lançou as bases para a crença judaica em um Dybbuk com sua doutrina de transmigração de almas (gilgul), que ele via como um meio pelo qual as almas poderiam continuar sua tarefa de autoaperfeiçoamento. Seus discípulos deram um passo adiante com a noção de possessão por um Dybbuk. O estudioso e folclorista judeu S. Ansky contribuiu para o interesse mundial pelo Dybbuk quando seu drama iídiche Der Dybbuk (c. 1916) foi traduzido para várias línguas.".
*Minhas considerações:
Achei bem diferente a respeito de duas almas em um só corpo, até hoje pelo que sei isso não é possível, porém quando se refere de possessão aí é outro caso e outra forma, pois aí não seria transmigração das almas e sim possessão demoníaca; mas no caso dessa matéria, realmente me deixou um tanto em dúvida; pode ser que eu não tenha entendido direito, mas se for isso mesmo, procuro deixar minha mente sempre aberta para outras crenças.
É como diz o ditado: Vivendo e aprendendo! 👍
Fonte: Wikipédia - Encyclopaedia Britannica
Se você tiver interesse em saber sobre transmigração das almas, clica aqui → .
Nenhum comentário:
Postar um comentário