segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

A lenda da Loira do Cemitério do Bonfim...


Esta é uma lenda do estado de Minas Gerais (Brasil), que assustou muita gente nas décadas de 1940 e 1950.

Os fatos dessa lenda ocorreram na cidade mineira de Belo Horizonte (B H), e têm como importante cenário o Cemitério do Bonfim, construído no dia 8 de fevereiro de 1897.

Até a década de 1940, o Cemitério do Bonfim era o único da capital e, assim, todos os que faleciam eram ali sepultados. O Cemitério do Bonfim está localizado na rua Bonfim, no bairro do Bonfim, na cidade e capital de Minas Gerais, Belo Horizonte (B H).

Diferentes narrativas da lenda:

Existem narrativas distintas da história, mas todas levam a um único local que é o Cemitério do Bonfim, tendo como personagem importante uma loira misteriosa que sempre aparece às duas horas da manhã.


A história mais contada por trás da lenda:

Dizem que por volta da década de 1940 uma linda moça ia se casar, mas no dia do casamento foi deixada no altar da igreja pelo noivo, que não compareceu à cerimônia.

Desesperada pelo abandono, pelo constrangimento e vergonha para ela e sua família, ela saiu correndo da igreja e acabou colocando um fim em sua vida própria vida. Seu sepultamento foi no Cemitério do Bonfim.

Narrativas sobre a lenda:

Conta-se...

1ª - ... às duas horas da manhã, uma bela e insinuante loira passeava no centro da cidade de Belo Horizonte, atraindo homens para lhe darem carona até sua casa, mas quando chegavam ao endereço, era o Cemitério do Bonfim; então a loira saia do carro e atravessava o muro do cemitério e depois sumia.

2ª - ... uma moça loira ao conversar com homens no centro da cidade de BH antes de pedir carona, ela relatava que era dona do Cemitério do Bonfim; e que ela parecia ser totalmente materialista e que dava muita importância para aparentar ter posses, porém a carona acabava quando chegavam ao cemitério e ela desaparecia.

3ª - ...que a loira não seduzia nenhum homem, apenas passeava pelo centro da cidade nas madrugadas, e solicitava um taxi, e quando a corrida acabava, ela saia do carro, entrava dentro do cemitério e não era mais vista.

4ª - ... a loira às vezes ia a um departamento policial de madrugada e pedia carona até sua residência, e como o horário não seria bom para uma moça andar sozinha, um policial a levava, mas quando eles chegavam no endereço, era o Cemitério do Bonfim, e assim, a moça sumia no local.


Outras falas sobre a lenda:

- De acordo com conversas entre coveiros e marmoristas na época, a loira era uma travesti, e que seu pai trabalhava no Cemitério do Bonfim quando ela faleceu.

- Foi uma lenda inventada por um radialista da época para divulgar a rádio, pois o medo com uma pitada de terror chama a atenção.

- Apenas o vulto da loira foi vista de madrugada no centro cidade e entrando no Cemitério do Bonfim.

Atualidade:

- Há quem diga que ainda se vê a Loira do Cemitério do Bonfim.

Fonte: Google News - Prefeitura Belo Horizonte - Google Maps - UFMG - AMD - Jornal & Revista

É isso aí pessoal!👍

Nenhum comentário:

Postar um comentário