Esta matéria é uma homenagem, e fiz um pequeno resumo da trajetória na vida terrena do espetacular jogador de futebol, que é conhecido nos quatro cantos do planeta como Rei Pelé.
A trajetória:
Edson Arantes do Nascimento, foi um grande jogador de futebol; tinha o apelido de Pelé desde criança, quando jogava futebol com os amigos em um campinho no interior do estado de São Paulo.
Aos 15 anos, no ano de 1956, Pelé foi jogar pelo Santos Futebol Clube, onde permaneceu por 18 anos, e mostrou a todos como era craque com a bola, com dribles desconcertantes e facilidade para fazer gols.
No Santos, Pelé marcou 1.088 gols em 1.114 partidas; conquistou 23 títulos e foi artilheiro na maioria dos jogos.
Ele foi convocado para a Seleção Brasileira aos 16 anos e até agora é o único jogador a ter sido tricampeão mundial (1958-1962-1970) com 95 gols com a camisa 10.
No ano de 1974, Pelé se despediu dos gramados brasileiros, e foi jogar no Cosmo, em Nova York (EUA), para divulgar mais o futebol de campo no país. E nos EUA encerrou a carreira de jogador no ano de 1977.
Ao longo de sua carreira, Pelé disputou 1.365 partidas, marcando 1.283 gols; são 1.281 gols reconhecidos pela FIFA. A conquista de campeonatos foram 37 títulos.
Pelé nasceu na cidade de Três Corações, no estado de Minas Gerais, no dia 23 de outubro de 1940. É filho do jogador João Ramos do Nascimento (Dondinho), e da Senhora Celeste Arantes.
Desde o ano de 2021, O Rei Pelé lutava contra um câncer de cólon, e entre novembro e dezembro de 2022, foi internado no Hospital Israelita Albert Einstein (São Paulo - Brasil), devido a problemas respiratórios causados pelo vírus Covid, e infelizmente por estar fragilizado, o câncer avançou muito rápido e a quimioterapia não estava mais funcionando, e assim, Pelé morreu de falência múltipla de órgãos, no dia 29 de dezembro de 2022 às 15h27.
Duas frases entre milhares já citadas ao redor do mundo:
"O difícil, o extraordinário, não é fazer mil gols, como Pelé. É fazer um gol como Pelé". (Carlos Drummond de Andrade)
"Meu nome é Ronald Reagan, sou o presidente dos Estados Unidos da América. Mas não precisa se apresentar, porque todo mundo sabe quem é Pelé". (Presidente dos Estados Unidos, na Casa Branca).
Fonte: DVD - Google News - Wikipedia - Jornal Nacional
👉 Tenho um DVD que conta a história do Pelé, que mostra seus dribles, seus gols e toda sua habilidade com a bola. Posso dizer com toda certeza do mundo, a bola amou o Pelé, e o sentimento foi recíproco.
Pelé foi, é e sempre será o Rei do Futebol, porque até hoje não há jogador igual a ele. Que Deus o tenha em um bom lugar!
🚨Atualização (31-12-2022): O velório do Rei Pelé será realizado no dia 2 de janeiro de 2023 (segunda-feira), a partir das 10h, na Vila Belmiro (Santos Futebol Clube), e será aberto ao público para despedida; O sepultamento acontecerá no dia 3 de janeiro (terça-feira), mas será apenas para os familiares, no Memorial da Necrópole Ecumênica. (Fonte: G1 - Google Maps)
🚨Atualização (01-04-2023): Ontem, o velório encerrou às 9h30, e aproximadamente 230 mil pessoas passaram pela Vila Belmiro para se despedir de Pelé. O cortejo com o caixão com o Rei seguiu pelas ruas de Santos acompanhada de uma multidão até o Cemitério Memorial da Necrópole Ecumênica, onde apenas familiares entraram para a última despedida. (Fonte: Jornal Nacional)
Despedida |
Nenhum comentário:
Postar um comentário