sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

Pedras que se movem... (Mistérios do Universo)

É um fenômeno geológico denominado de "pedras à vela “, onde pedras se movem e deixam um rastro atrás delas. As pedras são de diversos tamanhos e proporções, e umas são enormes que chegam a pesar aproximadamente 100 mil gramas de massa.

Os movimentos são notados com os rastros que ficam marcados no solo por onde elas se movimentam, e não há nenhuma evidência física que algum ser humano ou animal fosse o causador desse arrastro.

Desde os anos 40, os pesquisadores são intrigados com esse fenômeno que ocorre no Parque Nacional do Vale da Morte, no estado da Califórnia (EUA), ocasionando com isso muitas especulações e diversas teorias.

Duas das muitas especulações e teorias foram: o campo magnético da Terra gerando energias poderosas; extraterrestres etc.

No entanto o estudioso Richard Norris da Universidade da Califórnia em San Diego (EUA), e seu primo James Norris conseguiram presenciar e registrar em filme os movimentos de arrastro das pedras, no mês de dezembro de 2013.

E a explicação sobre o arrastro das pedras foi publicada Revista Plos One no dia 27 de agosto de 2014, pelos os estudiosos Richard e James, juntamente com Ralph Lorenz, Jib Ray e Brian Jackson.

A explicação:

O movimento ocorre em condições climáticas específicas, quando as chuvas criam uma superfície d'água que congela durante a noite.

Na manhã seguinte, o Sol faz com que esse gelo quebre em placas que são movimentadas pelo vento empurrando as pedras em meio ao barro.

Impulsionadas pelas placas, a uma velocidade de dois a cinco metros por minuto, formando os famosos sulcos (rastros) na terra.

A trajetória depende da velocidade e da direção do vento e da água que se encontra abaixo do gelo.

Segundo Richard, esse fenômeno não é frequente, porque quase não chove no Vale da Morte e as temperaturas na localidade médias são elevadas.

* Parque Nacional do Vale da Morte atrai muitos turistas por causa desse fenômeno.

Fonte: Wikipédia - Google – YouTube - Revista Plos One - G1 

Nenhum comentário:

Postar um comentário