Cientistas conseguiram registrar o comportamento do cérebro pouco antes de uma pessoa morrer.
No artigo é descrito como "...situações em que o cérebro transita para a morte...".
Um breve resumo do estudo:
O estudo concluiu que antes da morte, a pessoa tem uma repetição de momentos de sua vida.
Entenda:
A pessoa monitorada para o estudo era um homem de 87 anos com problemas cardíacos. Ele estava internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e morreu de parada cardíaca, que é quando o coração para de bater e não consegue bombear sangue para o corpo . Para o estudo, eles analisaram 900 segundos de atividade cerebral à noite, mas o maior foco foi nos últimos 30 segundos.
Os testes realizados indicaram oscilações neurais na transição para a morte.
"Pouco antes e depois que o coração parou de funcionar, vimos mudanças em uma faixa específica de oscilações neurais, as chamadas oscilações gama, mas também em outras, como oscilações delta, teta, alfa e beta", disse o cientista.
No estudo, os cientistas explicaram que as oscilações gama têm a ver com funções de criatividade, concentração, meditação, sonho e recuperação da memória.
Por causa dessas oscilações gama, eles afirmaram em suas conclusões que: "...o cérebro pode estar reproduzindo uma última memória de eventos importantes da vida pouco antes de morrermos, semelhantes aos relatados em experiências de quase morte".
É lembrado que este estudo foi realizado com apenas uma pessoa, mas deve ser um comportamento padrão devido aos relatos de pessoas que sobreviveram após estarem à beira da morte, que afirmaram ter presenciado momentos de suas vidas.
O responsável pelo estudo é o neurocirurgião Ajmal Zemmar.
Se vocês quiserem ver o estudo por completo, o link vai estar logo abaixo:
Fonte: Frontiers - Tudo Bahia - Notícias Google
É isso aí pessoal! 👍
Nenhum comentário:
Postar um comentário