Esta matéria é sobre uma maldição de uma múmia encontrada congelada, mas antes de falarmos sobre a maldição, vamos falar um pouco sobre a múmia e quem foi ela. É bem interessante!
No ano de 1991, um casal de turistas caminhava pela fronteira montanhosa entre os países da Áustria e da Itália, quando encontraram um corpo mumificado.
Em bom estado de conservação, a múmia foi levada para estudos, e os especialistas concluíram que se tratava de um homem que viveu aproximadamente 5.300 anos.
A múmia recebeu o nome de Ötzi, em homenagem ao local de sua descoberta, que foi no Vale Ötztal (Alto Ádige), no alemão Ötztaler Alpen.
De acordo com estudos mais recentes, Ötzi era magro, media 1,57 metro de altura e tinha aproximadamente 46 anos quando morreu. Ele era possivelmente um agricultor imigrante da atual Turquia entre 8.000 e 6.000 anos atrás.
Alguns alguns pertences de Ötzi foram encontrados próximo do local onde ele estava, como: um sapato, dois casacos, uma mochila de madeira e uma aljava contendo 20 flechas, uma adaga muito afiada e um machado.
Por todo o corpo de Ötzi podiam ser vistas muitas tatuagens, que se acredita serem pontos de "acupuntura" da época, pois ele tinha alguns problemas de saúde como cáries, parasitas intestinais, doença de Lyme e dores nos joelhos, quadris, ombros e costas.
Duas suposições para a morte de Ötzi:
- A primeira: ele deve ter sido surpreendido por uma nevasca, e assim morreu de hipotermia.
- A segunda: estudos mais recentes revelaram que ele levou uma flecha nas costas, conseguiu tirar a haste, mas a ponta da flecha ficou presa em seu ombro, ele correu para as montanhas, mas acabou deitado e morrendo. No exame, a ponta da flecha foi encontrada.
Onde está Ötzi?
Ötzi, está exposto no Museu de Arqueologia do Tirol do Sul, na província de Bolzano (Itália); é uma múmia bem preservada e bem cuidada, pois Ötzi é mantido em uma câmara fria sob medida, com temperatura constante de 6 graus negativos; é mantido úmido em vez de seco.
A Maldição de Ötzi:
De acordo com que é falado, existe uma maldição para aqueles que encontraram e retiraram os restos mortais de Ötzi.
Treze anos depois que o corpo mumificado de Ötzi foi encontrado, sete pessoas tiveram suas vidas interrompidas em estranhos acidentes.
Entre as sete pessoas mortas estavam alguns cientistas e até o próprio descobridor Helmut Simon, que morreu em uma tempestade de neve enquanto percorria a Áustria em uma área a 100 km do local da descoberta de Ötzi. E o mais estranho é que ele foi encontrado na mesma posição que Ötzi estava quando foi encontrado.
É uma coincidência ou existe tal maldição?
👉 No post abaixo, da esquerda para a direita:
À esquerda, como Ötzi seria se ele não tivesse morrido (suposição minha), no centro seu corpo mumificado e à direita como ele estava quando morreu (concepção científica).
Fonte: BBC - Wikipédia - Google - National Geographic - Nat Geo História
É isso aí pessoal! 👍
Nenhum comentário:
Postar um comentário