sexta-feira, 27 de maio de 2022

O Alquimista Nicolas Flamel e a Lenda...

Nesta matéria vou falar sobre o mais famoso alquimista francês chamado Nicolas Flamel. Sua história gira em torno de uma concepção um tanto inusitada.


Então vou postar esta matéria de acordo com o meu entendimento na pesquisa que fiz.

A história resumida de Nicolas Flamel:

O francês Nicolas Flamel nasceu em Pontoise (França) no dia 28 de setembro de 1330 ou 1340 (?). 

Depois que seus pais morreram, o ainda jovem Nicolas Flamel foi para Paris e trabalhou lá como escriba profissional. No ano de 1364 casou-se com uma viúva chamada Perenelle, que era um pouco mais velha que ele, mas era conhecida como uma mulher inteligente e sagaz.


Eles tinham uma livraria, e uma vez, por volta do ano de 1370, Nicolas Flamel encontrou um livro muito antigo e enigmático, pois continha símbolos que lembravam hieróglifos e muitos escritos que ele não conseguia entender.

Então ele viajou para a Espanha, e em uma estrada na cidade de Santiago de Compostela, Nicolas Flamel conheceu um sábio judeu, e assim soube que o livro era sobre Cabala e alquimia, e nele continha o segredo para fazer a pedra filosofal.

Assim, ele e sua esposa Perenelle iniciaram a prática da alquimia no ano de 1380. Segundo a história, por volta do ano de 1382, Nicolas Flamel e sua esposa Perenelle Flamel conseguiram fazer a "Pedra Branca", onde transformavam metais em prata, e com o passar dos dias, fizeram a "Pedra Vermelha", onde usaram a mesma quantidade de metal usada antes, e conseguiram transformá-la em ouro. E assim eles criaram a Pedra Filosofal.


Muitos contradizem esses fatos, mas a história conta que Nicolas e sua esposa Perenelle, ficaram ricos e filantrópicos; eles fizeram muitas doações de caridade e, também foram benfeitores de obras, como hospitais, igrejas, abrigos e cemitérios, que eram decorados com símbolos da alquimia e com ouro.

Perenelle Flamel morreu no ano de 1397 e Nicolas Flamel morreu no dia 22 de março de 1418. Eles não tiveram filhos.

Após a morte de Nicolas Flamel, sua casa foi invadida e saqueada por pessoas em busca de ouro e também pessoas que queriam encontrar a Pedra Filosofal ou a fórmula para sua criação.


Conta-se que Nicolas Flamel deixou um testamento escrito de próprio punho ao sobrinho, e nele continha os segredos descobertos na alquimia. O testamento continha 96 letras em um alfabeto codificado e criptografado.

No final da década de 1750, o Testamento de Nicolas Flamel foi compilado, e no ano de 1806 foi publicado na cidade de Londres (Inglaterra).

Um senhor denominado Father Pernetti (escrivão Parisiense) copiou o testamento, e é falado que no ano de 1758 um senhor chamado Saint Marc conseguiu decifrar o código


A casa onde Nicolas Flamel viveu com sua esposa Perenelle ainda existe. Está localizada na rue de Montmorency, 51, na cidade de Paris (França). É a casa de pedra mais antiga da cidade. Atualmente existe um restaurante no piso térreo.

Em homenagem a Nicolas Flamel e sua esposa Perenelle, duas ruas próximas do Museu do Louvre levam seus nomes.

A lenda:

Nicolas Flamel e sua esposa simularam suas mortes, pois apenas suas roupas foram encontradas em seus túmulos em vez de seus corpos. Especula-se que tenham ido morar em outro país, onde puderam recomeçar a vida. E tudo isso foi possível porque eles conseguiram através da alquimia criar o elixir da imortalidade.

E esta lenda tornou-se mais forte devido ao próprio Nicolas Flamel ter fornecido anteriormente as lápides dele e de sua esposa.

👉 A vida e a obra de Nicolas Flamel já foram citadas em diversos filmes, novelas e livros.

Fontes: Google Notícias - Spectrum GoThic - Wikipedia - Google Tradutor - Google Maps - AMC - Jornal & Revista

É isso aí pessoal! 👍

Nenhum comentário:

Postar um comentário