No ano de 2014, acreditava-se que poderia ser um pequeno planeta (planeta anão), mas no ano de 2021, os pesquisadores conseguiram identificá-lo como um enorme cometa medindo aproximadamente 150 km de diâmetro. Esta descoberta foi anunciada pelo Minor Planet Center em 19 de junho de 2021.
Este gigantesco cometa foi descoberto pelos astrônomos Pedro Bernardinelli e Gary Bernstein, e recebeu o nome de seus descobridores como o cometa Bernardinelli-Bernstein.
Normalmente os cometas têm de 3 km a 5 km de diâmetro, como se fossem do tamanho de uma vila, mas esse imenso cometa pode ser comparado à distância entre as cidades brasileiras Rio de Janeiro e Cabo Frio ou São Paulo e Bertioga.
Ele passará relativamente próximo da Terra em 21 de janeiro de 2031, mas não há risco para o nosso planeta, pois assim como é gigantesco, sua distância da Terra também é imensa, pois para se ter uma ideia, neste dia será sobre 1,6 bilhão de quilômetros de distância do Sol.
Basta pensar que a Terra leva 365 dias para dar a volta ao Sol, este cometa leva milhões de anos. Isso significa que ele está muito, muito longe.
Portanto, ninguém precisa se preocupar, pois a NASA está 24 horas por dia monitorando todos os objetos próximos à Terra.
Fonte: Notícias Google - BBC - Terra - Wikipedia - Google Maps
É isso pessoal! 👍
Nenhum comentário:
Postar um comentário