terça-feira, 14 de junho de 2022

A Lenda do Som da Coruja e o Aviso de Morte...

Esta é uma lenda sobre o som que uma coruja chamada de Rasga Mortalha faz quando alguém vai morrer, ou seja, é um som que não traz boas notícias, mas sim um aviso de morte.

A lenda:

Conta-se que uma jovem chamada Suindara, cuja profissão era chorar nos velórios (carpideira), era filha de um grande e temido feiticeiro da localidade; ele se chamava Eliel.

Suindara era respeitada por toda a comunidade, pois possuía uma inteligência ímpar, e por isso, a jovem era carinhosamente chamada por todos de coruja branca.

Um dia, Suindara conheceu um rapaz chamado Ricardo, e os dois começaram a namorar, mas Ricardo era filho de uma Condensa muito má e preconceituosa, chamada Ruth.

Com o passar dos dias, a Condessa Ruth descobriu o namoro e desaprovou o romance do jovem casal.

Então, a Condensa elaborou um plano diabólico, marcou um encontro com Suindara, mas ela não foi, em vez disso, enviou um de seus funcionários com a ordem de matar Suindara. E assim foi feito!

Toda a comunidade estava entristecida e de luto pela morte da jovem, então em seu túmulo fizeram uma estátua de uma coruja branca, como forma de mostrar o quanto ela era amada por todos.

Quando seu pai Eliel ficou sabendo do assassinato, ficou furioso e como ele era um grande feiticeiro, preparou um grande feitiço para se vingar da morte de sua filha. 

Então Eliel foi até o túmulo onde Suindara estava enterrada, fez o espírito de sua filha entrar na estátua da coruja branca e assim deu vida à ela.

A coruja branca voou batendo as suas asas e foi direto para a casa da Condessa Ruth, pousou na varanda do quarto onde a Condessa dormia e soltou alguns pios normais de coruja.

Na manhã seguinte, os criados da casa notaram que a Condessa não saiu do quarto, preocupados foram até o quarto e viram que ela estava morta e com a camisola toda rasgada.

E assim as pessoas passaram a acreditar que o som (piar) da coruja traz mau presságio, ou aviso de morte.

🚨Observação: 

A Rasga Mortalha, é popularmente chamada de "Suindara ou Coruja da Morte", mas seu nome científico é Tyto Furcata.

Ela é uma coruja dócil e não faz mal a ninguém, pelo contrário, ajuda no controle de pequenos animais que se proliferam desordenadamente no ambiente das cidades e que colocam em risco a saúde humana.

👉 Essa lenda nunca foi comprovada; Portanto, a coruja, o pássaro ou qualquer outro animal não é sinônimo de mau presságio. Todos os animais merecem nosso respeito!

É isso aí pessoal!👍

Nenhum comentário:

Postar um comentário