O rover Perseverance Mars da NASA, durante seus primeiros duzentos dias, testemunhou algumas das mais intensas atividades de poeira já testemunhadas por uma missão enviada à superfície do Planeta Marte, que ocorreu na Cratera Jezero.
Segundo o site da NASA:
"O rover não apenas detectou centenas de redemoinhos de poeira chamados de diabos de poeira, mas Perseverance capturou o primeiro vídeo gravado de rajadas de vento levantando uma enorme nuvem de poeira marciana".
Essa descoberta permite que os cientistas entendam melhor os processos de poeira no planeta vermelho, e talvez um dia esse entendimento possa ajudá-los a prever as tempestades de poeira pelas quais o planeta Marte é famoso.
Esse tipo de fenômeno pode representar uma ameaça para futuros exploradores robóticos e humanos. Então essa compreensão desse fenômeno é muito importante.
Cratera de Jezero:
É uma cratera no planeta Marte, em tempos passados entre 3,5 bilhões e 3,9 bilhões de anos atrás era um local inundado de água, ou seja, já foi um lago que se extinguiu; Tornou-se depois uma cratera de aproximadamente 500 metros de profundidade, com cerca de 48 km de diâmetro.
👉 Se quiser saber mais sobre o assunto dos redemoinhos, clique no link abaixo:
▶️ Leia também:
https://mecksworld.blogspot.com/2020/10/marte-e-o-diabo-de-poeira.html
Fonte: Google Notícias - NASA - Wikipedia - Google Tradutor
Nenhum comentário:
Postar um comentário