Todos conhecem a mandioca, mas nem todos conhecem a lenda por trás dessa raiz. A lenda conta sobre uma tribo indígena tupi, onde havia uma indiazinha chamada Mani.
A lenda:
A gravidez da mãe de Mani foi muito questionada, pois ela sempre jurava que não tinha tido nenhuma relação sexual para estar grávida; seu pai, chefe da tribo, depois de muitas brigas, sonhou que lhe contaram que sua filha teve uma gravidez espontânea, e que ela realmente não tinha tido relações sexuais com ninguém. Então ele aceitou a gravidez.
Quando nove meses se passaram, uma linda menina nasceu, e ela recebeu o nome de Mani.
Mani era uma menina esperta e até precoce, pois falava com antecedência, assim como caminhava. Ela era o orgulho de toda a tribo.
Certa vez, a mãe de Mani saiu para cumprir seus deveres na tribo e deixou a pequena Mani dormindo em na sua "oca"; mais tarde quando ela voltou, a menina ainda parecia estar dormindo tranquilamente e tinha um sorriso sublime no rosto, porém sua mãe suspeitou, e para sua infelicidade, a sua filha Mani estava morta.
Desesperada, a mãe de Mani avisou o pai e assim toda a tribo foi devastada por este terrível acontecimento.
A mãe de Mani decidiu enterrar aquela linda menina em "oca", e todos os dias ela ia até a "oca", onde Mani estava enterrada e chorava desesperadamente, e suas lágrimas molhavam o chão de terra, onde Mani estava enterrada. Isso acontecia várias vezes todos os dias.
E com o passar do tempo, a mãe de Mani percebeu que ali crescia uma espécie de planta, então ela passou a cuidar da planta com todo amor e carinho, pois achava que Mani estava revivendo.
Quando a planta cresceu, a mãe de Mani decidiu retirar a terra para encontrar a sua filha, mas foi aí que ela viu uma enorme raiz; então foi nesse momento que a mandioca foi descoberta.
Segundo a lenda, a mandioca recebeu seu nome da junção de Mani + oca, que na língua da tribo significava "Casa de Mani"..
Explicando:
- "Oca": é a típica moradia indígena brasileira. O termo vem da língua tupi-guarani.
- Mandioca: vem de "Mani oca", que significa "casa de Mani", ou "raiz de Mani", devido à lenda que cerca esta planta (tubérculo).
Fonte: Google News - Wikipedia - Dicionário Ilustrado TupiGuarani - Jornal & Revista
É isso aí pessoal!👍
Nenhum comentário:
Postar um comentário