Nesta matéria vou falar brevemente sobre esta doença que está se espalhando pelo mundo.
A varíola dos macacos:
A causa desta doença é o vírus da varíola, Orthopoxvirus (um dos maiores e mais resistentes vírus de DNA conhecidos), que está correlacionado com o vírus da varíola em sua estrutura causando a doença. No entanto, essa variação do vírus costuma ser mais branda.
E com a erradicação do vírus no ano de 1980, a vacinação parou, então o surgimento do vírus Orthopoxvirus estruturalmente de uma nova variação da varíola, aconteceu e está se espalhando.
Essa doença rara foi descoberta em 1958, mas segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a primeira ocorrência ocorreu em 1970, em Bokenda, vilarejo da República do Congo, em um menino de 9 meses; Sendo o primeiro caso em ser humano.
A transmissão:
Ocorre devido ao contato próximo com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados, como por exemplo roupas de cama. Segundo a OMS, a transmissão de humano para humano está ocorrendo entre pessoas em contato físico próximo, como abraços, beijos e relações sexuais.
Sintomas:
De acordo com a OMS, febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, inchaço dos gânglios linfáticos, calafrios e cansaço, no entanto, também podem desenvolver uma erupção cutânea que geralmente começa no rosto e se espalha para outras partes do corpo, especialmente nos olhos, mãos, pés e até órgãos genitais.
Tratamento:
A varíola costuma ser autolimitada, ou seja, pode ser curada com o tempo e sem tratamento, pois atualmente não há tratamento específico, mas alguns medicamentos prescritos, como antivirais como cidofovir e ST-246, estão sendo usados em conjunto com imunoglobulinas específicas. A vacina comum contra a varíola existente é 85% eficaz.
Devem tomar cuidado:
Crianças, mulheres grávidas ou pessoas com imunossupressão devido a outras condições de saúde, pois essas pessoas podem apresentar a doença grave
Comunicado da SBU (Sociedade Brasileira de Urologia) e SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia):
"A epidemia atual não se correlaciona com a transmissão de animais para humanos. Assim sendo, não se justifica nenhum tipo de atitude e, muito menos, crueldade em relação aos animais, incluindo os macacos".
A OMS declara a varíola dos macacos como Emergência de Saúde Global, porque em 75 países, mais de 16.000 casos foram registrados, com cinco mortes; mas de acordo com o Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesuso, que é diretor-geral da OMS, ele disse que com as ferramentas disponíveis, será possível controlar o surto e interromper a transmissão.
Entre muitas coisas o Dr. Tedros também disse:
"Decidi declarar emergência de saúde pública de âmbito internacional"...
"... Então, assim temos um surto que se espalhou rapidamente pelo mundo, através de novos modos de transmissão sobre os quais entendemos muito pouco e que fazem parte dos critérios do regulamento de Saúde Pública Internacional..."
Prevenção:
Evite trocar de parceiro nas relações sexuais, usar máscaras, evitar aglomerações, se estiver em ambiente com muitas pessoas, cubra braços e pernas, mantenha sempre a higiene das mãos lavando antes de comer, use álcool em gel.
▶️ Qualquer pessoa está sujeita a se contaminar, então evite preconceitos, e generalizar as pessoas.
Fonte: Google News Google News - Instituto Butantan - UOL - G1 - National Geographic - JC Jornal Social - Tradutor Google
👉 Eu fiz a matéria conforme eu entendi durante as pesquisas.
Pessoal, cuidem-se; é isso! 👍
Nenhum comentário:
Postar um comentário