terça-feira, 23 de agosto de 2022

Transmigração das almas na concepção literária judaica...

Pessoal, eu já fiz uma matéria a respeito da transmigração das almas e sobre Dybbuk, mas em outras visões, crenças e religiões diferentes.

Nesta matéria trago a concepção literária judaica, que achei muito interessante, e que vale a pena conferir.

Com muitos livros de pessoas sérias, a literatura judaica nos séculos XII com a Cabala, e XVI com as escolas de misticismo, acolheu a transmigração das almas, mas existem três modos e concepções diferentes, sendo Gilgul, Dybbuk e Ibbur.

O primeiro modo - Gilgul (em hebraico significa "rolar"): 

- É o conceito de reencarnação no misticismo cabalístico esotérico; onde a alma entra no corpo do bebê quando sai do corpo da mãe. Seria reencarnação, e leva vidas até atingir a evolução necessária para poder encontrar Deus.

Transmigração das almas

O segundo modo - Dybbuk:

- Este modo contém várias concepções, pois no passado acreditava-se que era um demônio, ou seja, um espírito não humano; refere-se também a um desencarnado que vagueia pela Terra fugindo de ser justamente punido pelos Anjos por seus pecados quando encarnado; ou ele vagueia pelo mundo para poder pagar por seus pecados quando estava vivo. Também é descrito que ele vive para se vingar das coisas pelas quais passou quando encarnou. Diz-se também que é um espírito de um corpo vivo de outro mundo que perdeu sua alma, por isso vagueia até encontrar um corpo no qual possa entrar para encontrar um rabino que possa lhe dar direção no caminho que deve seguir. No entanto, uma pessoa pode hospedar um Dybbuk e nem saber que isso está acontecendo, mas o que acontece com a vida da pessoa vai depender de sua própria alma, mas coisas ruins podem acontecer. 

Um Dybbuk pode se prender a um objeto, e um exemplo é a chamada 'Dibbuk Box', que em 2003 foi leiloada no site eBay por Kevin Mannis, dono de uma loja de móveis usados na cidade de Portland, no estado do Oregon (EUA). No site foi descrito como um misterioso item assombrado. E pelo que pesquisei, onde quer que fosse, só trazia coisas ruins. Dentro da caixa havia "duas mechas de cabelo, uma placa de granito, um botão de rosa seco, um cálice, duas moedas de trigo e um castiçal". Esta caixa é como um pequeno armário para guardar vinhos.

- O terceiro modo - Ibbur (em hebraico significa "impregnação"):

Este modo visa um objetivo positivo, ou seja, é a impregnação positiva em um corpo, pois só faz o bem. Muitas vezes é permitido pela própria pessoa absorver a alma de Ibbur. Quando desencarnou, não cumpriu uma promessa ou um dever religioso (Mitzva) que só pode ser feito se estiver em um corpo. Ele não fica preso no corpo de uma pessoa por muito tempo.

Fonte: Google News - Los Angeles Times - Encyclopeia Mithica - Skeptoid - Quora - Wikipedia - Tradutor Google - YouTube

👉 Eu fiz essa matéria de acordo com que entendi na tradução.

Leia também:

O que é transmigração das almas?...

https://mecksworld.blogspot.com/2020/04/o-que-e-transmigracao-da-alma.html

Dibbuk - O espírito que vagueia...

https://mecksworld.blogspot.com/2020/12/dibbuk-o-espirito-que-vagueia.html

O que é Reencarnação?...

https://mecksworld.blogspot.com/2020/04/o-que-e-reencarnacao.html

É isso aí pessoal!👍

Nenhum comentário:

Postar um comentário