domingo, 4 de setembro de 2022

A missão DART - Impacto com asteroide... (Mistérios do Universo)

Como todos sabem, a NASA tem o Programa de Observação de Objetos Próximos à Terra (NEO - Near-Earth Object Observations Program), que é composto por programação de tecnologia de ponta para encontrar, rastrear e caracterizar NEOs. É a NASA fazendo esforços na Defesa Planetária.


A Missão:

Então foi criado a missão DART - Double Asteroid Redirection Test (Teste de Redirecionamento de Asteroides Duplos). É a Primeira missão da NASA, que tem como objetivo testar a tecnologia de defesa contra asteroides ou cometas que possam representar um perigo real para o nosso planeta, ou seja, este teste irá desviar um asteroide usando um método de defesa planetária pela primeira vez.

 O lançamento:

A espaçonave Double Asteroid Redirection Test (DART) da NASA, foi lançada do Complexo 4 Leste de Lançamento Espacial, na Base da Força Espacial Vandenberg na Califórnia (EUA), na madrugada do dia 24 de Novembro de 2021 a bordo do foguete Falcon 9 da SpaceX. 

Um pequeno satélite LICIACube da Itália se desprenderá da espaçonave DART da NASA dez dias antes do impacto programado; o satélite está equipado com duas câmeras ópticas, chamadas LUKE (LICIACube Unit Key Explorer), sendo um grande gerador de imagens que se comunicará diretamente com a Terra, enviando de volta imagens do impacto e de tudo o que acontece.


O teste:

Esta missão de impacto intencional da espaçonave contra um asteroide está agendada para segunda-feira, dia 26 de setembro de 2022, às 19h14 ET.

No momento do impacto com o asteroide, a espaçonave deve estar em uma velocidade de aproximadamente 6,6 km/s; e contará com a ajuda de uma câmera de bordo (DRACO) e um sofisticado software de navegação autônoma para alterar o caminho do asteroide. É uma técnica de deflexão chamada impacto cinético.

O asteroide:

O asteroide escolhido é o Dimorphos que orbita um asteroide maior, chamado Didymos; os dois são relativamente entre 160 e 780 metros de diâmetro.


Após o impacto:

Devido à colisão da espaçonave com o asteroide Dimorphos, a órbita de Dimorphos em torno do asteroide Didymus será reduzida em aproximadamente 1% por alguns minutos.

Medida de proteção

Portanto, esta missão de impacto contra um asteroide serve como um plano de proteção para a Terra, caso haja algum perigo de um asteroide colidir com ela.

🖥️ Onde assistir:

Será transmitido ao vivo; abaixo você pode escolher onde quer assistir, basta clicar em cima de qualquer um deles: 





Fonte - NASA - Wikipedia - Google News - Tradutor Google

É isso aí pessoal!👍

Nenhum comentário:

Postar um comentário