sexta-feira, 30 de setembro de 2022

Furacão Ian...


No dia 19 de setembro de 2022, o furacão Ian se originou em uma onda tropical a leste das Ilhas Sotavento, que é uma cadeia de ilhas ao longo de toda a extensão do extremo leste do Mar das Caraíbas (Mar do Caribe). 

No dia 21 de setembro, Ian transitou com ventos e chuvas fortes para as Ilhas ABC (Aruba, Bonaire e Curaçao), e a República de Trinidad e Tobago..

Nos dia 21 e 22 de setembro, houve uma perturbação e o furacão Ian mostrou que estava mais concentrado e ganhando força, nas costas norte da Venezuela e Colômbia.

Transformando-se em tempestade tropical, passa pelas Ilhas Cayman do Caribe (Grande Cayman, Cayman Brac e Pequena Cayman), antes de formar um furacão de categoria 3.


Com tempestades e fortes eventos, Ian atingiu Cuba e deixou duas mortes e um rastro de destruição, mas perdeu força, e seguiu em direção ao Golfo do México, tornando-se um furacão de categoria 4, com ventos superiores a 224 km/h.

No início do dia 28 de setembro, Ian avançou em direção à costa oeste do estado da Flórida (EUA) com ventos de aproximadamente 240 km/h.


Antes da chegada do furacão,  houve  a remoção de 2.5 milhões foram removidos, mas muitas pessoas não quiseram sair de suas casas; voos também foram cancelados e aeroportos fechados.

O olho do furacão (parte central desse fenômeno) atingiu a região de Tampa, localizada na costa oeste do estado da Flórida.

O furacão Ian deixou uma grande destruição por onde passou no estado da Flórida, causando pelo menos 17 mortes (pode haver mais mortes), destruição de casas, carros, barcos, ruas, etc.; Houve também grandes inundações e 2 milhões de pessoas estão sem eletricidade.

De acordo com o Centro Nacional de Furacões (National Hurricane Center - NHC) dos Estados Unidos início do dia 30 de setembro, por volta das 6H (hora de Brasília), o furacão Ian atingiu o solo do estado da Florida e perdeu força, e foi rebaixado para categoria1. 


Depois do estado da Flórida, o furacão Ian segue em direção aos estados da Carolina do Sul e Carolina do Norte (EUA).

👉 Neste ponto, que é o final desta matéria, e de acordo com minha pesquisa, o furacão Ian ainda é considerado perigoso e ainda pode causar danos.

▶️ Tive que usar o tradutor para muitas coisas, então fiz a matéria de acordo com que entendi. E se houver atualizações, posto aqui.

Fonte: CNN - Newspaper & Magazine - Google News - Wikipedia - AMD - Google Maps - Tradutor Google 

📷Veja imagens da destruição nos estados da Flórida, Carolinas do Sul e Virgínia e no país de Cuba Clique nos links está abaixo:



🚨Atualização: (01/10/2022) - De acordo com a Divisão de Administração de Emergências dos Estados Unidos, o furacão Ian em sua passagem pelo estado da Flórida, causa pelo menos 23 mortes, e 10 mil pessoas ainda não foram localizadas, mas podem estar em algum abrigo, ou sem eletricidade, o que impossibilita o contato com as autoridades locais ou com outras pessoas. Autoridades já alertaram  os estados da Georgia, Carolina do Sul e Carolina do Norte, pois o perigo é grande. Quando o furacão atingiu o solo na costa a 100 km da cidade de Charleston, na Carolina do Sul, desencadeou uma forte tempestade. Há grandes inundações e 90% das propriedades são consideradas incapazes de resistir a uma grande tempestade; mais de 145.000 entre escritórios e residências ficaram sem energia elétrica nos estados da Carolina do Sul e Carolina do Norte. Fonte: Folha

🚨Atualização: (02/10/2022) - Segundo autoridades locais, pelo menos 72 pessoas no estado da Flórida morreram como resultado do furacão Ian. O furacão entrou no estado com ventos de 250 km/h
O gabinete do governador disse que 4 pessoas também morreram na tempestade no estado da Carolina do Norte. Fonte: ABC News

É isso aí pessoal!👍

Nenhum comentário:

Postar um comentário