sexta-feira, 16 de setembro de 2022

Trechos de livros: A morte...


Hoje você vai ler trechos de livros que falam sobre a morte, e isso nos traz visões diferentes sobre algo que um dia mais cedo ou mais tarde todos vamos encarar.

1- Coração de escuridão (Heart of Darkness) - Joseph Conrad

"Eu lutei com a morte. É a competição mais desinteressante que você pode imaginar. Acontece em um cinza impalpável, sem nada sob os pés, sem nada ao redor, sem espectadores, sem clamor, sem glória, sem grande desejo de vitória, sem grande medo da derrota, em uma atmosfera doentia de ceticismo morno, sem muita crença em si mesmo; certo, menos ainda no de seu adversário".


2- Sylvie e Bruno (Sylvie and Bruno) - Lewis Carroll

"Certifique-se de que a regra mais segura é que não devemos ousar viver em qualquer cena em que não ousemos morrer. Mas uma vez que você perceba qual é o verdadeiro propósito da vida, que não é prazer, nem conhecimento, nem mesmo a própria fama, a última doença das mentes nobres, mas que é o desenvolvimento do caráter, a elevação a um padrão mais alto, mais nobre, mais puro, a edificação do homem perfeito e, então, enquanto sentirmos que isso está indo e continuará ( nós confiamos) para sempre, a morte não tem terror para nós; não é uma sombra, mas uma luz; não um fim, mas um começo!"


3 - Crime e Castigo (Crime and Punishment) - Fiódor Mikhailovitch Dostoiévski

"Onde li que um condenado diz ou pensa, uma hora antes de sua morte, que se morasse em alguma rocha alta, em uma borda tão estreita que só teria espaço para ficar de pé, e o oceano, escuridão perpétua, solidão perpétua, tempestade perpétua ao seu redor, se ele tivesse que ficar parado em um metro quadrado de espaço toda a sua vida, mil anos, eternidade, seria melhor viver assim do que morrer de uma só vez. Apenas para viver, para viver e viver! A vida, seja ela qual for!"


4- Doutor Jivago (Doctor Zhivago) - Boris Leonidovitch Pasternak

"O que é história? Seu início é o de séculos de trabalho sistemático dedicado a resolver o enigma da morte, para que a própria morte possa eventualmente ser superada. É por isso que as pessoas escrevem sinfonias e descobrem o infinito matemático e as ondas eletromagnéticas."


Fonte: Google News - ShortList - Wikipedia - Tradutor Google - Imagens do Google

É isso aí pessoal!👍

Nenhum comentário:

Postar um comentário