quinta-feira, 15 de setembro de 2022

Traje cerimonial fúnebre da dinastia Han na China... (Curiosidade)

Nesta matéria falarei sobre crença religiosa, aliás, uma das muitas crenças religiosas pós-morte. E essa crença é destacada pelos trajes com pedras de jade de vários tamanhos, fios de ouro ou prata e até fita de seda.


Um pouco sobre a dinastia Han:

Foi uma dinastia chinesa que chegou ao poder em 206 aC. até 220 EC, com a dinastia Qin como sua antecessora e seguida pelos três reinos da China. A dinastia Han foi governada pela família conhecida como o clã Liu.

O reinado de 400 anos da dinastia Han é geralmente considerado um dos grandes períodos da história chinesa. Até hoje, a maioria étnica da China ainda afirma ser "descendente de Han".


Os trajes fúnebres de jade:

Chamada de terno, o traje que era todo sofisticado, tinha um diferencial devido ao status que a pessoa tinha na vida terrena.

Os imperadores eram de fio de ouro; príncipes, princesas, duques e marqueses eram fios de prata; filhos ou filhas daqueles que eram fios de prata, eram fios de cobre, alguns sendo de prata; aristocratas menores eram fios de seda. Era proibido que outros usassem este traje.

A confecção desse terno não era fácil, e levava anos até ficar pronto, além de serem muito caros.


Uma lenda que é verdadeira:

Por muitos anos, a grande maioria dos arqueólogos pensou que esses trajes funerários não passavam de uma lenda, mas no ano de 1968, com a descoberta das tumbas de Liu Sheng (rei/príncipe do império Han ocidental) e Dou Wan (esposa de Liu Sheng) no distrito de Mancheng da província centro-oeste de Hebei, localizada na parte norte da China; eles viram que não era uma lenda, pois foi encontrado dois trajes de jade completos, cada um com 2.498 pedras de jade maciças, que estavam conectadas com dois quilos de fio de ouro.

A crença do traje fúnebre de jade:

Acreditava-se que este traje protegia o corpo e ajudava o falecido a alcançar a imortalidade.


O Museu:

Os trajes fúnebres de jade estão no Museu Henan (Henan Museum), localizado em Zhengzhou, que é a capital e maior cidade da província de Henan, na parte central da República Popular da China.

Fonte: Google News - China Museums - Twitter - Wiki - Wikipedia - Google Maps  - Tradutor Google

▶️Fiz a matéria de acordo com meu entendimento na tradução. 

É isso aí pessoal!👍

Nenhum comentário:

Postar um comentário