A Terra já sofreu muitos impactos com corpos celestes, e essas cicatrizes estão por todo planeta.
Então agora através de um estudo que foi gerado como um atlas, se pode ver através de imagens como essas crateras evoluíram no decorrer ao longo do tempo após os impactos.
O atlas de dois volumes que foi intitulado como 'Terrestrial impact Structures' , contém explicações do desenvolvimento contínuo e regular das crateras de impacto conhecidas no nosso planeta; esse livro possui uma riqueza de imagens com descrições geológicas detalhadas e fotografias das paisagens rochosas que foram capturadas pelo satélite radar de órbita baixa denominado TanDEM-X (satélite gêmeo do TerraSAR-X, um satélite alemão de observação da Terra usando Synthetic Aperture Radar - SAR) .
O satélite TanDEM-X foi usado pelos os estudiosos entre os anos de 2010 e 2016 e assim formaram um modelo digital do terreno de cada cratera conhecida.
O coautor desse estudo, o Professor Thomas Kenkmann, da Universidade de Freiburg, na Alemanha, disse: “A formação de crateras pelo impacto de asteroides e cometas sempre foi um processo fundamental no Sistema Solar.”.
Entre muitas imagens e explicação nos dois volumes desse atlas, estão:
A cratera de impacto na Serra da Cangalha, em Campos Lindos (Brasil);
A cratera de impacto Manicouagan, em Quebec (Canadá);
A cratera de impacto Ries, em Nördlingen (Alemanha).
Crateras de impactos: Brasil - Canadá - Alemanha |
*Se você tiver interesse em saber mais detalhadamente a respeito desse estudo clique aqui → .
Fonte: Mail Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário