* Antes de ler a matéria, informo que os Gifs são um tanto impactantes.
Um conhecido me contou a lenda da Grýla, achei muito interessante e resolvi trazer aqui para o blog.
Então vamos lá...
Na mitologia nórdica do século 13, havia várias citações sobre Grýla, mas até o século 17 não havia nada que a relacionasse com o Natal.
Nos poemas ela era descrita como uma mendiga que andava por aí indo de casa em casa pedindo aos moradores crianças desobedientes. Muitos ficavam chocados e a expulsava e outros lhe davam um prato de comida, colocando frustação nos planos de Grýla.
Em poemas é dito que ela morava em uma pequena cabana, porém nos poemas decorrentes é referido que ela foi expulsa da cidade sendo obrigada a morar bem distante em uma caverna.
Já na atualidade é dito que Grýla mora em uma caverna nos campos de lava de Dimmuborgir que é um grande território de campos de lava (Islândia) e que na época de Natal ela vai para as cidades atrás de crianças que se comportaram mal; é descrito que ela tem facilidade em achar essas crianças desobedientes.
Pelo que dizem, ela tem um saco enorme para poder pegar uma certa quantidade de criancinhas travessas (cerca de uma centena), e leva-as para sua caverna para depois comê-las. Dizem que ela tem uma fome insaciável.
Sua aparência é descrita como uma grande ogra, muitos a chamam de Bruxa do Natal.
Esta lenda é de origem islâmica e frequentemente contada lá.
Fonte: Wikipedia - Bronskson (um conhecido) - Google - YouTube
Nenhum comentário:
Postar um comentário