sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

Os Três Reis Magos...🎄

Segundo a crença cristã, os Três Reis Magos são aqueles que se guiaram por uma estrela até onde o Menino Jesus acabava de nascer. Seus nomes eram Belchior (também chamado de Melquior ou Melchior), Gaspar e Balthazar. Eles levaram presentes: ouro (significando a realeza), incenso (representando a espiritualidade) e a mirra (simbolizando a imortalidade).

Na verdade, não se sabe ao certo, mas acredita-se que não foram reis, mas talvez sacerdotes, religiosos ou sábios; também existe a hipótese de que eles poderiam ser astrólogos / astrônomos (naquela época a astrologia não se distinguia da astronomia).

Pensa-se que fossem mais de três, porém devido à quantidade de presentes que foram levados ao Menino Jesus, deveriam ser três.

Na Bíblia não há muitos relatos sobre os Três Reis Magos, mas em Evangelho segundo Mateus (Evangelho de Mateus) eles são citados quando estão atrás do Menino Rei que nasceria.

Veja abaixo o que é dito na Bíblia:

1. Tendo Jesus nascido em Belém da Judéia no tempo do rei Herodes, vieram do oriente uns magos a Jerusalém, perguntando:

2. Onde está aquele que nasceu Rei dos Judeus? porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos adorá-lo.

3. O rei Herodes, ouvindo isto, perturbou-se, e com ele toda Jerusalém; 

4. e reunindo todos os principais sacerdotes e os escribas do povo, perguntava-lhes onde havia de nascer o Cristo.

5.Eles lhe disseram: Em Belém da Judéia; pois assim está escrito pelo profeta:

6. E tu Belém, terra de Judá, Não és de modo algum o menor entre os lugares principais de Judá; Porque de ti sairá um condutor, Que há de pastorear meu povo de Israel. 

7. Então Herodes chamou secretamente os magos, e deles indagou com precisão o tempo em que a estrela tinha aparecido;

8. e enviando-os a Belém, disse-lhes: Ide informar-vos cuidadosamente acerca do menino; e quando o tiverdes achado, avisai-me, para eu também ir adorá-lo.

9. Os magos, depois de ouvirem o rei, partiram; e eis que a estrela, que viram no oriente, ia adiante deles, até que foi parar sobre o lugar onde estava o menino.

10. Ao avistarem a estrela ficaram extremamente jubilosos.

11.Entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe, e, prostrando-se, adoraram-no; e abrindo os seus cofres, fizeram-lhe ofertas de ouro, incenso e mirra.

12. Sendo em sonhos avisados por Deus que não voltassem a Herodes, seguiram por outro caminho para a sua terra.".

Curiosidades:

A celebração do Natal e a troca de presentes, se deu devido aos presentes levados pelos Três Reis Magos ao Menino Jesus; isso se tornou uma tradição.

No dia 6 de janeiro é comemorado o Dia de Reis, pois, segundo se sabe, os Três Reis Magos chegaram neste dia até o Menino Jesus.

O que se sabe:

Portanto, há mais perguntas do que respostas sobre os Três Reis Magos; e pelo que pesquisei, o que realmente se sabe até agora são as citações da Bíblia em Evangelho de Mateus , pois não existe um documento histórico sobre eles.

Fonte: Bíblia - Wikipédia - Google 

É isso aí pessoal! 👍

Um comentário: