Infelizmente as florestas do Brasil estão sendo devastadas e destruídas por garimpeiros, madeireiros, criadores de gados, a pesca e caça ilegal.
Tanto os povos indígenas quanto muitos ativistas tentam lutar contra a depredação das florestas, tão importante para o planeta.
No entanto, a ganância por dinheiro fala mais alto e acontece que além das árvores destruídas, animais mortos, os indígenas que são constantemente ameaçados, já se depararam com muitas coisas ruins como: mortes de índios adultos, estupros e mortes de crianças, e mulheres indígenas também estupradas.
Infelizmente, ninguém está fazendo nada, pois a destruição continua sem controle e os assassinatos continuam, basta ver o que aconteceu com Bruno e Dom.
No post acima tem alguns ativistas já mortos pelo simples fato de quererem salvar a floresta e todo o habitat.
- Chico Mendes: o ecologista foi morto por garimpeiros na noite do dia 22 de dezembro de 1988.
- Dorothy Stang: Chamada de Irmã Dorothy, ela era uma ativista ambiental. Ela foi assassinada na manhã do dia 12 de fevereiro de 2005; ela foi baleada seis vezes, uma na cabeça e cinco ao redor do corpo. o mandante do crime foi o fazendeiro Vitalmiro Moura, conhecido como Bida. A irmã Doroth já havia recebido ameaças de morte de madeireiros e proprietários de terras.
-Maxciel Pereira dos Santos: indigenista e colaborador da Fundação Nacional do Índio (Funai), atuou na defesa dos povos indígenas da Terra Indígena Vale do Javari, na Amazônia; ele foi assassinado no ano de 2018, no mesmo local que Bruno e Dom.
- Paulo Paulino Guajajara: ativista ambiental e defensor da terra, foi morto no dia 1 de novembro de 2019, em uma emboscada de madeireiros ilegais dentro da reserva indígena Arariboia, no Maranhão (nordeste - Brasil); ele levou um tiro no rosto.
- Cacique Emyra Wajãpino: foi assassinado com faca por garimpeiros no dia 25 de julho de 2019, sendo esfaqueado no meio da floresta, logo depois 50 garimpeiros invadiram a aldeia Mariry. Segundo a polícia, sua morte foi acidental.
- Maria da Luz Benício de Sousa e Reginaldo Alves Barros: foram encontrados mortos a tiros no dia 18 de junho de 2021 na comunidade Vilela no município de Junco do Maranhão (Brasil). Maria da Luz Benício de Sousa foi ativista de movimentos sociais em defesa do direito à terra e foi diretora suplente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STTR) na região. De acordo com as autoridades policiais, os mandantes do crime ameaçavam tomar as terras dos trabalhadores.
- Bruno Araujo Pereira e Dom Dom Phillips: Bruno era indigenista, e Dom era jornalista britânico, ambos tinham o mesmo interesse em ajudar a Floresta, os animais e os povos indígenas, mas no dia 5 de julho de 2022, eles desapareceram na Floresta Amazônica. Os índios foram os primeiros a procurar pelos os dois e, em seguida, as autoridades policiais vieram com uma investigação. Os restos mortais foram encontrados no dia 15 de junho, depois que Amarildo da Costa Oliveira, conhecido como Pelado, confessou ter matado Bruno e Dom. Em confissão Amarildo e seu irmão Oseney da Costa de Oliveira, o Dos Santos decidiram queimar os corpos, esquartejá-los e enterrá-los. Os restos mortais foram encaminhados para Brasília, onde foram confirmadas as identidades de Bruno e de Dom. Agora só nos resta saber quem foram os mandantes e o e por quê?
Fonte: Google Notícias - IG - Wikipedia - Meck's World - UOL - SMDH
👉Minhas considerações:
Eu Não sei onde tudo isso vai parar, porque o planeta precisa de florestas, porque elas fornecem o oxigênio que precisamos para viver. As florestas contribuem para o equilíbrio do planeta em relação à harmonia de cada coisa entre fauna e flora.
Assim como os animais podem chegar à extinção, os povos indígenas também podem chegar ao seu fim. E até o planeta vai morrer com essa aceleração da destruição.
As florestas e os bosques precisam urgentemente de ajuda, pois o planeta não resistirá por muito tempo.
▶️ Eu acredito que a Floresta Amazônica deveria ser considerada como um patrimônio da humanidade, assim seria mais protegida e acabaria, com os garimpos, com os madeireiros ilegais, com a caça e pesca ilegal; e as mortes de índios e ativistas não ocorreriam mais.
👉 Leia também:
https://mecksworld.blogspot.com/2022/06/desapanharam-na-floresta-amazonica.html
https://mecksworld.blogspot.com/2022/06/onde-estao-bruno-e-dom-atualizacao.html
É isso pessoal! 👍