sábado, 16 de julho de 2022

A lenda do Pirarucu...

Segundo os indígenas brasileiros, a origem dessa lenda está ligada às águas amazônicas; porque o pirarucu é um peixe de escamas; sendo ele considerado um dos maiores peixes escamosos do Brasil.

A lenda é contada pelos indígenas de como surgiu o peixe Pirarucu.

A lenda:

Havia um índio da Nação dos Nalas que era muito destemido, valente e guerreiro, mas tinha um orgulho e vaidade muito forte de si mesmo, e isso o tornava uma pessoa injusta, além de ter prazer em fazer o mal. O nome desse índio era Pirarucu.

Vendo todos os males do índio Pirarucu, Tupã, que era uma divindade, pediu à Deusa Luruauaçu que mandasse uma grande tempestade, e Tupã foi prontamente atendido.

A tempestades foi tão grande que atingiu a floresta do Deus  Xandoré, que é o deus da ira e do ódio. Como esse deus odiava o ser humano, a pedido de Tupã, ele começou a enviar trovões fortes com grandes raios, deixando assim a floresta toda eletrificada.

Antes desses acontecimentos, o destemido índio Pirarucu já estava caçando na floresta, e de repente começou a imensa tempestade com ventos fortes, com grandes trovões e relâmpagos e raios poderosos que destruíam tudo por onde passavam.

O índio Pirarucu, vendo o perigo que corria, resolveu fugir, mas os fortes ventos o derrubaram no chão, e logo em seguida uma grande árvore foi atingida por um imenso raio e caiu sobre a cabeça do índio Pirarucu, achatando-a.

Devido à situação, o índio Pirarucu estava inconsciente, e seu corpo estava sem vigor e sem força física; então as águas da imensa tempestade arrastaram seu corpo para as águas mais profundas do rio Tocantins.


No entanto, a divindade Tupã, que ainda estava na floresta do Deus Xandoré, não ficou satisfeita com o que aconteceu com o índio Pirarucu, devido ao mal que ele já havia praticado. Então ele deu ao índio uma punição severa, que foi transformá-lo em um grande peixe vermelho com grandes escamas e cabeça chata.

Assim o índio guerreiro se transformou em um peixe que vive nas águas dos rios do Amazonas, e tem o nome de Pirarucu.

Significados:

- Pirarucu: pira=peixe urucum=peixe vermelho. Peixe de cor urucum. Significa "peixe vermelho", a cor do urucum.

- Tupã não era exatamente um deus, mas uma manifestação de um deus na forma do som do trovão. Os indígenas rezam para Nhanderuvuçu e seu mensageiro Tupã; Nhanderuvuçu considerado o Deus criador na mitologia tupi-guara.

- Deusa Luruauaçu; Infelizmente não encontrei nada sobre ela, apenas nesta lenda.

- Nação dos Nalas; Também não encontrei nada sobre isso, apenas nesta lenda.

- Deus Xandoré, é considerado o Deus da ira e do ódio; ele detesta o ser humano, e por isso leva à discórdia, estimulando lutas e guerras entre os seres humanos.

Fonte: Google Notícias - Wikipedia - Jornal e revista - AMD - Wiki - Google Maps

É isso aí pessoal!👍

Nenhum comentário:

Postar um comentário