domingo, 17 de julho de 2022

Os Asteroides... (Mistérios do Universo)

Nesta matéria vou explicar brevemente o que são asteroides, pois todo mundo ouve uma hora ou outra sobre um asteroide que vai passar perto da Terra, e estou escrevendo um pouco, pois quem não sabe sobre eles, pelo menos tem uma ideia.

Então vamos conhecer um pouco sobre asteroides:

O termo "asteroide" deriva do grego "aster", estrela e "eidos", um sufixo que mostra semelhança; significando "semelhante à estrela" ou "pequeno planeta".

Os asteroides são corpos rochosos e metálicos que têm uma órbita definida ao redor do Sol.

De acordo com a União Astronômica Internacional, os asteroides são pequenos corpos rochosos do Sistema Solar.

Tamanho de Ceres em comparação
No entanto, Ceres foge à regra por ser o menor planeta anão, localizado no Cinturão de Asteroides entre os planetas Marte e Júpiter, sendo considerado o maior asteroide do Sistema Solar já descoberto pelo homem.

Cinturão de Asteroides
O Cinturão de Asteroides é uma região considerada uma mina de asteroides (pequenos corpos rochosos), e sua órbita tem uma distância média do Sol em torno de 2,1 a 3,2 unidades astronômicas. Tendo sua localização mais precisa entre as órbitas dos planetas Marte e Júpiter; sendo uma região concentrada de asteroides.
Asteroides
Tamanho e forma:

O diâmetro de um asteroide pode ser de centenas de quilômetros, mas também pode ser de alguns metros.

Os asteroides não possuem uma forma definida, podendo apresentar-se com as mais diversas aparências.

Eles são semelhantes aos meteoroides, mas com dimensões muito maiores. Os meteoroides são pequenos pedaços de matéria rochosa metálica que viajam no espaço sideral e são do tamanho de uma pequena pedra.

Comparação de tamanho e forma
Existem duas teorias que indicam o surgimento e formação de asteroides:

1ª - Os asteroides foram formados a partir da explosão que deu origem ao nosso Sistema Solar, e que não se prendeu a nenhuma massa de nenhum planeta. (Esta teoria é a mais aceita pela comunidade científica).

2ª - Os asteroides foram formados a partir de restos e detritos de planetas ou parte deles, resultantes da colisão entre dois corpos celestes.

De acordo com o que pesquisei, diz-se que se todos os asteroides conhecidos fossem reunidos em um único corpo, o resultado seria que teriam cerca de 1500 km de diâmetro, caso em que teriam menos da metade do diâmetro da Lua. 


Formação de asteroides
Fonte: Google News - AMD - NASA - Wikipedia - Journal & Magazine

É isso aí pessoal!👍

Nenhum comentário:

Postar um comentário