Nesta matéria vou falar um pouco sobre a camada de ozônio e sua importância para o planeta e para todas as espécies. Acho importante que as pessoas saibam sobre esse assunto.
A camada de ozônio:
É uma espécie de cobertura composta pelo gás ozônio (O3), sendo responsável por filtrar cerca de 95% dos raios ultravioleta B (UVB) emitidos pelo Sol que chegam à Terra. Essa camada é extremamente importante para a manutenção da vida terrestre, pois se ela não existisse, as plantas teriam sua capacidade de fotossíntese reduzida e os casos de câncer de pele, catarata e alergias aumentariam, além de afetar o sistema imunológico.
Localização:
Sua localização é na estratosfera terrestre, onde se concentram grandes quantidades de ozônio. Situada entre 15 e 35 km acima da Terra e com cerca de 10 km de espessura, contém aproximadamente 90% de ozônio atmosférico.
Ozônio:
O ozônio é encontrado naturalmente em pequenas concentrações na estratosfera, uma camada superior da atmosfera da Terra.
Nesta atmosfera superior, o ozônio é formado quando a luz ultravioleta do Sol divide uma molécula de oxigênio (O2), formando dois átomos de oxigênio.
Cada átomo de oxigênio se une a uma molécula para formar o ozônio. O ozônio na estratosfera protege a superfície da Terra da luz ultravioleta prejudicial.
Então a camada de ozônio é um filtro dos raios ultravioleta B (UV-B), e ajuda o ser humano a não ter câncer de pele, não ter problemas de visão, entre outras doenças.
Fonte: Google News - Wikipedia - Newspaper and Magazine - Tradutor Google
É isso aí pessoal!👍
Nenhum comentário:
Postar um comentário